Super Mario Maker é um jogo exclusivo para Nintendo Wii U com foco na criação e compartilhamento de fases. O usuário utiliza ferramentas e elementos do universo do encanador bigodudo para construir os próprios níveis usando o controle Gamepad. Confira dicas para arquitetar fases mais criativas:
Super Mario Bros ganha easter egg em comemoração aos 30 anos do jogo
Crie estágios pensando no público-alvo
Antes de posicionar os itens durante o período de criação de fases, saiba o jogador que você pretende alcançar com o projeto. É para o usuário se divertir e aproveitar a arquitetura do nível ou para testar todas as habilidades do usuário no controle? Ou seria um meio-termo entre o casual e o hardcore? Defina o público-alvo de sua fase.
Amplifique o nível de dificuldade de forma gradual
Durante a criação, é comum querer surpreender com obstáculos mirabolantes. No entanto, se o estágio é destinado aos players casuais, aumente o nível de dificuldade gradualmente para que não haja desistência por parte do jogador. É natural ter a impressão de que a fase nunca está difícil o bastante, afinal é você quem está encaixando as peças.
Lembre-se de que as fases mais marcantes da franquia Super Mario começavam em ritmo mais lento para, consequentemente, desafiar o usuário aos poucos de forma progressiva; palavras do próprio produtor do game, Takashi Tezuka.
Menos é mais
Com tantas ferramentas de criação à disposição do jogador, é comum querer inserir todos os elementos de uma vez nos estágios. Mas tenha em mente que menos pode ser mais em alguns casos.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
Nenhuma fase clássica dos jogos do Mario eram poluídas com diversos objetos na tela. Por isso, acrescente obstáculos que podem somar desafios ao gameplay. Rechear o estágio com Goombas não o fará visualmente mais agradável e divertido de jogar. Em Super Mario Maker, a simplicidade é a melhor ferramenta para estruturar fases memoráveis e queridas pela comunidade.
Jogue muito os estágios alheios
É claro que a vontade de criar níveis interessantes é muito maior do que a de participar de estágios dos outros usuários. Porém, jogar e estudar as fases alheias podem servir de inspiração para impulsionar novas ideias.
Buscar conceitos inéditos em outras fases é uma estratégia comum para arquitetar projetos mais diversificados. Ao invés de plagiar as fases alheias, procure extrair o que há de melhor no conceito daquele projeto para trazer as influ
Teste suas próprias fases!
Pode até parecer uma dica redundante, mas saiba que jogar a sua mesma fase com frequência é a única forma de reconhecer se o projeto está divertido o bastante para atiçar o interesse da exigente comunidade.
O universo de Mario Maker é concorrido e há milhares de fases disponíveis no jogo, portanto teste cada centímetro de seus cenários e explore cada possibilidade para proporcionar a melhor experiência possível. Tenha em mente que o mesmo estágio pode ter inúmeras interpretações. Sendo assim, fique atento aos comentários feitos pelos outros jogadores para aperfeiçoá-lo posteriormente.
Quais jogos fazem valer a pena comprar um Wii U? Comente no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como ativar a atualização automática de apps na smart TV Samsung
- Como ficar invisível no Happn
- Como enviar uma localização do Google Maps
- Pokémon Go testa nova funcionalidade para encontrar os monstrinhos
- Dia Internacional da Mulher 2020: 8 de março ganha homenagem do Google
- Como fazer degradê no Canva
- Copa América 2019: app traz tabela de jogos, notícias e estatísticas
- Quanto custa montar um PC gamer para competir com o Xbox Series X?
- Apps para iOS: YouTube Gaming, Moments, Giphy Cam e outros destaques da semana
- Saiba como configurar a Siri e o comando de voz no iPhone SE