XCOM 2 é um game de estratégia por turnos lançado para PC, Mac e Linux e dá sequencia ao XCOM: Enemy Unknown. A humanidade perdeu a guerra contra os invasores alienígenas e agora vivem em uma sociedade controlada pelos ETs.
Confira o review completo de XCOM 2
Na luta para restabelecer o controle do planeta, o jogador poderá escolher as habilidades de cinco diferentes classes para derrotar os inimigos no campo de batalha. Confira agora a análise de cada classe com destaques para seus pontos fortes e fracos.
Ranger
A classe Ranger, equivalente à Assault em XCOM, é focada no combate a curta distância, onde a habilidade de usar shotguns e espadas são decisivas para a vitória. Graças à sua mobilidade e habilidade adicionais, os Rangers são extremamente eficazes para reconhecimentos. Além das espingardas e espadas, a classe também tem acesso a rifles de assalto, porém pelo fato de atacar de perto, as espingardas são uma escolha melhor.
Tenha em mente que o elemento chave é a capacidade de usar a espada. Ela permite ao Ranger executar ataques extremamente poderosos e precisos.
Contudo há uma desvantagem. Cada ataque possui uma pequena chance de errar, permitindo que o soldado inimigo contra-ataque. Caso não esteja certo de que o ataque irá finalizar o inimigo ou se houver outros inimigos por perto, não recorra aos ataques corpo a corpo, pois poderá perder rapidamente um soldado valioso.
Specialist
A classe Specialist foca-se em apoiar sua equipe, onde o soldado terá acesso a diversas habilidades que irão aumentar a eficiência de seus soldados, melhorar seus kits médicos, curar toda a equipe com apenas um movimento e causar sérios estragos nas fileiras inimigas. Os principais equipamentos da classe Specialist são o rifle de assalto e o drone GREMLIN.
O drone GREMLIN permite usar a maioria de suas habilidades. Ele permite curar os companheiros de longe, procurar inimigos por área, aumentar capacidades ofensivas e defensivas de um soldado específico e hackear inimigos e alvos a grandes distâncias. Atualizar o GREMLIN aumenta a eficiência de hacker do Specialist, permitindo avançar pelos sistemas de segurança do inimigo ainda mais facilmente. Procure sempre ter um soldado Specialist do seu lado em cada equipe.
Grenadier
A classe Grenadier sofreu uma única mudança em relação ao primeiro jogo: o soldado usa um lançador de granadas em vez de um lançador de foguetes. Isso permite ao Grenadier arremessar projéteis mortais a grandes distâncias. E uma série de habilidades
Eles são equipados com metralhadoras pesadas e, por também carregarem um lançador de granada, não podem ter uma pistola, recebendo assim uma granada bônus em troca.
Sharpshooter
Especialistas em combates a longa distâncias, um soldado pode massacrar qualquer inimigo com seus rifles de alta precisão. Por outro lado, o sharpshooter em XCOM 2 é extremamente vulnerável em combates de curta distância, e é por isso que sempre se deve ter um soldado perto para protegê-lo.
Com as habilidades apropriadas, o Sharpshooter será capaz de disparar a partir de qualquer lugar e fora do alcance de contra-ataques dos inimigos. A pistola é o equipamento secundário da classe e é, curiosamente, uma arma bastante eficaz.
As habilidades combinadas de rifle e pistola permitem algumas combinações bem interessantes. Usando a habilidade de rifle “Death from Above”, você poderá executar uma ação extra quando eliminar inimigos que estão em locais abaixo de você. Combine isso com a habilidade de pistola “Fan Fire”, que permite à esta classe atirar três vezes consecutivas com a pistola em um único alvo, e seu soldado poderá causar bastante dano em apenas um turno.
Psi Operative
A classe Psi Operative é a última do jogo e a única que não é possível acessar no começo. Você terá que desbloqueá-la. A classe se concentra no uso da energia Psi para aumentar a eficiência de aliados e perseguir inimigos. Podem usar apenas rifles de assalto, enquanto que sua arma secundária é usada pelo item necessário para usar suas habilidades: o Psi Amp. Sua mais poderosa habilidade é Domination, na qual permite ao jogador controlar permanentemente a mente de um soldado inimigo no campo de batalha e o transformar em aliado. Apenas uma dominação bem-sucedida pode ser realizada por missão.
Outro ponto que diferencia a classe é a ausência de limite quanto às habilidades de aprendizagem. Os soldados podem aprender todas as habilidades, desde que você tenha tempo suficiente para fazê-lo. Além disso, a seleção de habilidades não é limitada como nas outras classes. Ou seja, não há "níveis" de habilidades e cada treinamento da classe permite a escolha de três diferentes habilidades para aprender.
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