Frostbite, um dos games mais conhecidos da Activision para o Atari 2600, colocava jogadores no papel do esquimó que precisava construir um iglu antes de morrer de frio. Apesar de soar mórbido, o game encantava com os velhos gráficos quadrados do console e a jogabilidade viciante, mais rápida e desafiadora a cada nova fase, como era de costume na época.
Lista reúne curiosidades e polêmicas do clássico Atari 2600
A origem do nome
O game ganhou vários apelidos no Brasil, como “Pula gelo” e “Jogo do Esquimó”, pois o nome "Frostbite" não deixava claro sobre o que se tratava. Em inglês, “Frostbite” é o congelamento do corpo em temperaturas muito baixas, o que acontecia com o protagonista caso não conseguisse construir o iglu a tempo.
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Um protagonista desconhecido
O personagem principal de Frostbite era um esquimó, mas pouco se sabia sobre ele. Seu nome era Frostbite Bailey, com parte do título no nome – semelhante a Pitfall Harry –, e a forma física que tinha era bem diferente dos gráficos do jogo. Na versão digital, parecia um esquimó gordinho e até barrigudo, mas Bailey é atlético, com movimentos de dançarino de balé e rosto de galã.
Arquiteto do Ártico
Assim como em outros títulos da Atari na época, era possível ser reconhecido pelo bom desempenho no jogo. Se jogadores enviassem fotos das TVs com o placar de pelo menos 40 mil em Frostbite, elas ganhavam o emblema “Arctic Architect”, Arquiteto do Ártico em português.
Entre Frogger e Q*bert
Um ponto curioso é que a mecânica de Frostbite poderia ser descrita como o casamento perfeito entre os clássicos Q*bert e Frogger. Enquanto herdou de Q*bert toda a jogabilidade de pular para marcar blocos sem cair em cima de inimigos, por parte de Frogger veio o timing dos pulos, já que as fileiras de gelo e de inimigos moviam-se na horizontal o tempo todo.
Relançamento no Game Room
Frostbite saiu do ostracismo em 2010, graças ao serviço Game Room da Microsoft para o Xbox 360, PC e Windows Phone. Era basicamente um fliperama emulado, mas contava com uma ferramenta semelhante às Conquistas/Achievements do Xbox, além do placar online para competir com os amigos.
Exército de um homem só
Steve Cartwright produziu o jogo inteiro sozinho – uma única pessoa fazer todos os elementos de um game era comum na época do Atari 2600. Cartwright ainda produziu muitos outros títulos de sucesso, como Barnstorming, Seaquest e Megamania. Após o fim da Atari, ele seguiu carreira na Electronic Arts– lá, produziu o primeiro game online da empresa –, e depois foi para o estúdio G
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