Frostbite, um dos games mais conhecidos da Activision para o Atari 2600, colocava jogadores no papel do esquimó que precisava construir um iglu antes de morrer de frio. Apesar de soar mórbido, o game encantava com os velhos gráficos quadrados do console e a jogabilidade viciante, mais rápida e desafiadora a cada nova fase, como era de costume na época.
Lista reúne curiosidades e polêmicas do clássico Atari 2600
A origem do nome
O game ganhou vários apelidos no Brasil, como “Pula gelo” e “Jogo do Esquimó”, pois o nome "Frostbite" não deixava claro sobre o que se tratava. Em inglês, “Frostbite” é o congelamento do corpo em temperaturas muito baixas, o que acontecia com o protagonista caso não conseguisse construir o iglu a tempo.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
Um protagonista desconhecido
O personagem principal de Frostbite era um esquimó, mas pouco se sabia sobre ele. Seu nome era Frostbite Bailey, com parte do título no nome – semelhante a Pitfall Harry –, e a forma física que tinha era bem diferente dos gráficos do jogo. Na versão digital, parecia um esquimó gordinho e até barrigudo, mas Bailey é atlético, com movimentos de dançarino de balé e rosto de galã.
Arquiteto do Ártico
Assim como em outros títulos da Atari na época, era possível ser reconhecido pelo bom desempenho no jogo. Se jogadores enviassem fotos das TVs com o placar de pelo menos 40 mil em Frostbite, elas ganhavam o emblema “Arctic Architect”, Arquiteto do Ártico em português.
Entre Frogger e Q*bert
Um ponto curioso é que a mecânica de Frostbite poderia ser descrita como o casamento perfeito entre os clássicos Q*bert e Frogger. Enquanto herdou de Q*bert toda a jogabilidade de pular para marcar blocos sem cair em cima de inimigos, por parte de Frogger veio o timing dos pulos, já que as fileiras de gelo e de inimigos moviam-se na horizontal o tempo todo.
Relançamento no Game Room
Frostbite
Exército de um homem só
Steve Cartwright produziu o jogo inteiro sozinho – uma única pessoa fazer todos os elementos de um game era comum na época do Atari 2600. Cartwright ainda produziu muitos outros títulos de sucesso, como Barnstorming, Seaquest e Megamania. Após o fim da Atari, ele seguiu carreira na Electronic Arts– lá, produziu o primeiro game online da empresa –, e depois foi para o estúdio Glu Mobile.
Comercial bizarro
Muitos elementos dos anos 80 podem parecer bizarros para a geração atual apenas pelo choque de cultura, mas os comerciais de videogame realmente eram estranhos. Neste curto comercial de 30 segundos, o protagonista Frostbite Bailey está congelado na maior parte do tempo. O ator que o interpreta também é completamente diferente da arte no cartucho, mais próximo da versão dos gráficos do jogo.
Qual videogame marcou sua vida? Comente no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Cheats para Guitar Hero 3: veja lista com todos os códigos e macetes
- Impressora 3D disponível no Brasil já pode criar objetos à prova d’água
- Snapchat tem 15 truques e configurações secretas; confira
- Veja como usar o JustWatch, site de busca de filmes online no Netflix
- Como liberar espaço no HD após atualizar PCs para o Windows 10
- Microsoft Snip: novo app faz prints de maneira fácil no Windows 10
- Review JBL T110BT
- Kena Bridge of Spirits é novo game com visual incrível para PS5, PS4 e PC
- Que dia é a Black Friday 2018? Saiba tudo sobre o evento de promoções
- Como deixar o Gmail com modo escuro no celular