Uma pesquisa do site de relacionamentos brasileiro ParPerfeito, uma espécie de rival do Tinder, divulgada neste Dia 1º de Abril, o Dia da Mentira, levanta a velha polêmica entre homens e mulheres em relacionamentos - desta vez, os virtuais. O site analisou o comportamento de seus usuários solteiros em relação a mentiras contadas seja para impressionar ou sair de um "mal entendido". Segundo dados obtidos com usuários da rede social, a maioria diz não mentir, mas admitem uma série de "mentirinhas inofensivas" detalhadas no levantamento.
Para conseguir estes dados, o ParPerfeito entrevistou quatro mil usuários solteiros. A maior parte deles acredita que uma mentira é suficiente para encerrar o relacionamento. No público feminino, por exemplo, este índice alcançou 52% dos entrevistados, mas saltou para 65% dos homens. O site e aplicativo de encontros abraça os públicos heterossexual e gay, com perfis de vários lugares do mundo.
Segundo a consultora de relacionamento do ParPerfeito, Rosana Braga, a mentira é um comportamento baseado na escala de valores de cada pessoa e que isso pode varias de acordo com o momento.
Par Perfeito: site promete encontrar o seu próximo parceiro cruzado dados na Internet (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)
“O que motiva um homem ou uma mulher a mentir é sempre a tentativa de dizer a coisa certa para agradar ou para evitar desentendimentos. Porém, no final das contas, quanto mais uma pessoa mente, mais fica evidente sua imaturidade para lidar com os fatos como eles são”, explica Rosana.
A pesquisa também quis saber se os usuários mentem para seus parceiros quando namoram. Tanto homens quanto mulheres afirmaram, em ampla maioria, não fazer isso, com índices de 72 e 75%, respectivamente. Os homens também se mostraram mais confiantes em poder identificar quando seus pretendentes estão mentindo, com 61% dos usuários. Já para as mulheres este valor cai para 51%.
A mentira mais contada, entretanto, é a mesma para ambos: dizer que não está comprometido, que atingiu índice de 44% para homens e 30% para mulheres. Ao mesmo tempo, essa é a mentira que homens e mulheres consideram mais grave, com índices de 51% e 76%, respectivamente. Um problema para quem considera usar um aplicativo de relacionamentos e confiar nas pessoas.
Mentirinhas inofensivas
Em relação às mentirinhas mais inofensivas, os homens apontam que a mais odiada é o famoso “ele é só meu amigo”, com 35% dos resultados. O segundo lugar ficou para o “não está acontecendo nada”, com 21% das respostas. Já as mulheres confessaram que realmente odeiam o “não estou saindo com mais ninguém. Só com você”, com 67% dos votos. A segunda posição ficou com o “acabou a bateria do celular", com 12%, quando o par desaparece do mapa e fica sem fazer contato por muito tempo.