Brutal Legend, Guitar Hero e ICO são alguns dos jogos que não tiveram tanto sucesso em vendas como esperado. Isso não quer dizer que sejam títulos ruins, apesar de haver algumas “bombas” na lista. Os motivos podem ser vários – marketing mal feito, falta de disponibilidade em algum console ou até mesmo época errada de lançamento. Conheça alguns destes games e suas histórias:
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Brutal Legend foi lançado em 2009 para PS3 e Xbox 360, com uma campanha de marketing massiva e muito dinheiro envolvido. O game colocava o astro de cinema Jack Black na aventura que se passava no mundo do rock, com direito a outras lendas musicais presentes, como Ozzy Osbourne, Lemmy Kilmister, Lita Ford e Rob Halford. Além de tudo, a aventura era bem produzida, divertida e agradável de jogar.
O dinheiro investido nisso tudo parece não ter gerado muito retorno. Produzido pelo estúdio Double Fine e distribuído pela Electronic Arts, o game vendeu apenas 200 mil unidades na primeira semana, considerado um fracasso de mercado para a época em que saiu. Porém, a concorrência também não ajudou, já que Brutal Legend foi disponibilizado ao mesmo tempo que outros lançamentos de peso, como Call of Duty. Teria ele sofrido injustiça?
APB: All Points Bulletin
APB: All Points Bulletin foi desenvolvido pela Realtime Worlds, a mesma empresa do sucesso Crackdown, e foi lançado para Windows em 2010. A premissa era de ser um “GTA Online”, bem antes de ele existir de verdade. Em uma cidade grande, os jogadores fariam missões e poderiam ser foras da lei ou policiais.
A premissa era o melhor do jogo. Pela qualidade duvidosa e presença de muitos bugs, APB teve um baixo número de assinantes – menos de 100 mil – e, apenas quatro meses após o lançamento, foi cancelado. Sua operação foi vendida para uma empresa asiática, que mantém o game na ativa, mas com outro nome e outro tipo de premissa.
Beyond Good & Evil
Beyond Good & Evil é um dos exemplos mais injustos desta lista. Produzido pela Ubisoft e lançado em 2003 para PS2, PC, Xbox e GameCube, o game é conhecido como um dos melhores já feitos pela empresa, mas não recebeu o reconhecimento do mercado e do público.
Beyond Good & Evil seria o primeiro de uma grande trilogia, mas as baixas vendas seguraram a produção da sequência até hoje. Mesmo assim, ele recebeu tratamento em alta definição no relançamento para Xbox 360 e PS3. A Ubisoft ainda aguarda o momento certo para evitar que Beyond Good & Evil 2 repita os erros de mercado do primeiro.
MadWorld
MadWorld foi desenvolvido pela Platinum Games, de Bayonetta, para Wii em 2009. A premissa era de ter um jogo violento e com visual único, em preto e branco, para o console da Nintendo, algo bem inusitado para a época. Apesar de divertido, os fãs não compraram bem a ideia.
Apenas 120 mil unidades foram vendidas nos primeiros seis meses de mercado, volume muito baixo para os padrões atuais da indústria.
Shenmue
Shenmue foi lançado em 1999 para o Dreamcast e é considerado um dos maiores clássicos de todos os tempos. Porém, o reconhecimento só veio depois, já que na época o game mal pagou seu desenvolvimento – US$ 70 milhões. O título vendeu “apenas” 1,2 milhão de cópias, o que não rendeu o suficiente para tratá-lo como sucesso.
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