Para fotografar insetos e flores é preciso ter cuidado, principalmente por serem muito pequenos e cheios de particularidades. Para realizar este tipo de trabalho, a escolha da lente é algo essencial que deve ser feito antes mesmo da escolha do objeto fotográfico. Nestes casos, as mais indicadas são as lentes macro por causa da precisão que a foto exige.
Aprenda a fotografar silhuetas com uma DSLR ou um celular
Confira dicas sobre foco e luz e aprenda a capturar boas imagens de pequenos objetos. De acordo com o Canon College, site oficial da Canon para instruções de capturas, as lentes Canon 100 MM Macro F2.8 e 60 mm 2.8 EF- são ideais para fazer a macrofotografia. O modelo MPE-65MM Macro também é indicado por conseguir fotografar na proporção de até cinco vezes.
Foco
O ideal é que o foco seja regulado manualmente, assim o fotógrafo consegue um controle maior sobre os detalhes que deseja realçar. O mesmo efeito pode ser captado com o foco automático, basta regular no modo SP e depois escolher a opção “Flores” no menu/ok – o procedimento é o mesmo para fotografar insetos.
Para aumentar a nitidez da imagem, coloque a câmera no modo de prioridade de diafragma, com abertura, no mínimo, em oito – quanto maior for o número, maior vai ser a área do foco.
A estabilidade da câmera é fundamental para captar os detalhes com nitidez. Use um tripé ou qualquer outra superfície plana, como uma mesa ou um muro, para garantir que nada interfira na precisão do foco e do zoom.
Luz
O uso do flash é essencial para capturar as particularidades de um inseto ou de uma flor, pois o ajuste de prioridade de diafragma beneficia o foco, mas compromete a luz da fotografia. No entanto, a iluminação extra da própria câmera pode fazer sombra da lente em um alvo fotografado de muito perto.
Assim, prefira um flash dedicado. O acessório também deixa a iluminação da foto mais propagada – a luz pode ser ajustada ou refletir em uma superfície branca.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
Os modelos mais indicados pela Canon são o Speedlite 320 EX e o Speedlite 430 EX2. Ambos evitam que a lente faça uma sombra dura no objeto.
Dicas
Um dos fatores essenciais para uma boa fotografia de insetos e flores é a sensibilidade do fotógrafo. O olhar de quem está por trás das câmeras é o que vai dar sentido a imagem captada.
O alvo da macrofotografia são objetos bem pequenos que se movem com facilidade e rapidez. Então, antes de tudo é preciso ter paciência e cuidado ao se aproximar.
Canon ou Nikon, qual a melhor câmera abaixo de R$ 1 mil? Comente no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Script no Free Fire: download e uso de hack é proibido pela Garena
- Mais de 60 celulares são roubados por hora no Brasil; Rio lidera ranking
- Dia do professor ganha homenagem do Google com quadro escolar colorido
- Facebook testa Reaction de flor para Dia das Mães e lança novos emojis
- Como jogar o game Guts and Glory
- Wish: seis dicas para aproveitar promoções com segurança
- Veja algumas expectativas de lançamentos e novidades da Apple para 2015
- Resumo da Semana: Bloodborne e Lego Dimensions foram destaque
- O que muda ao abrir portas do roteador? Veja prós e contras da função
- LoL: veja cinco skins impossíveis de conseguir no MOBA da Riot Games