Fontes internas do Facebook revelaram que o Facebook Messenger pode ganhar suporte à criptografia dentro de poucos meses. A informação é do jornal inglês The Guardian, que ouviu três pessoas ligadas à plataforma e familiarizadas com o assunto. Caso seja confirmada, a função será parecida com a do WhatsApp, outro mensageiro da empresa de Mark Zuckerberg.
O que é criptografia? Saiba mais sobre o assunto no TechTudo
Além do WhatsApp, outros apps de mensagem para celulares já contam com o recurso de segurança, como é o caso do Telegram. O problema, no entanto, é que o sistema de privacidade pode interferir nos planos da rede social de usar bots de inteligência artificial para incrementar o aplicativo de bate-papo, uma vez que a tecnologia teria acesso a conversas.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
A tecnologia, se for implementada nos mesmos moldes usados pelo WhatsApp, não deve alterar o funcionamento do aplicativo, permitindo que os usuários continuem trocando mensagens automaticamente, como de costume. A alteração, que ocorre por baixo dos panos, serve para impedir que outras pessoas possam ter acesso a este conteúdo.
O sistema que provavelmente será usado pelo Facebook é a criptografia de ponta a ponta, uma técnica que permite que apenas o emissor e o receptor da mensagem possam decodificá-la. Com a implementação do recurso, o acesso aos dados trocados fica bloqueado para qualquer outra parte, o que significa que nem a própria rede social ou eventuais interceptações podem ler o que está nas mensagens – como textos, fotos e vídeos.
O grande diferencial entre o Messenger e o WhatsApp no quesito criptografia deve ser que, no primeiro, o recurso será opcional e deverá ser habilitado manualmente pelo usuário. Isso ocorre porque uma conversa com criptografia ponta a ponta não pode ser lida pelos servidores do Facebook, o que impediria a plataforma de analisá-la para aplicar recursos de inteligência artificial e aprendizagem de máquinas (machine learning em inglês).
Durante o F8, evento de desenvolvedores do Facebook, esses recursos foram definidos pela rede social como um de seus diferenciais para a evolução dos aplicativos de mensagens, mas
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Dota 2: paiN Gaming anuncia MISERY como novo coach para time brasileiro
- Gartic: como usar o jogo de desenhar online
- Como ativar e usar o modo de localização por GPS do Windows 10 Mobile
- Como tirar print no LG G3
- Nova versão do Chrome desliga pesquisa de voz do “Ok Google”
- FOREO Luna Mini 2: quatro dicas para descobrir se o aparelho é original
- Rage 2: tudo sobre o novo game de ação da Bethesda
- Periscope conquista 1 milhão de usuários nos primeiros 10 dias
- Twitch TV com problema no login? veja possíveis soluções
- Acessório permite controlar o smartphone pela unha; conheça o NailO