A Microsoft apresentou na quarta-feira (22) um projeto que promete ajudar a combater a proliferação do vírus Zika e de outras doenças infecciosas por contágio envolvendo mosquitos. Nomeado Project Premonition, o programa tem como objetivo acelerar os processos de identificação de infeções originadas de picadas e garantir um sistema de prevenção que detecta surtos da doença. Está sendo testado no estado do Texas, nos Estados Unidos. Segundo os pesquisadores, o novo dispositivo é um enorme passo para combater o avanço do Zika vírus outros males e doenças.
Microsoft declara guerra contra conteúdo sobre terrorismo na nuvem
Como funciona o Project Premonition e sua importância
Os pesquisadores de Houston, no Texas, criaram um protótipo de uma armadilha que captura mosquitos e recolhe amostras de sangue em áreas afastadas dos grandes centros urbanos.
No interior do aparelho, estão dois micro-processadores, alimentados por baterias portáteis, que recolhem e enviam os dados automaticamente para a nuvem por Wi-Fi, para tratamento imediato em laboratório.
Além de avaliar a espécie do mosquito, a “máquina” reconhece a data de captura do inseto, além de outras informações importantes como os índices de temperatura e humidade sob os quais o mosquito se deslocou.
Qual é o melhor navegador de Internet da atualidade? Comente no Fórum do TechTudo.
“Teremos uma infinidade de dados que nunca conseguimos antes sobre o comportamento dos insetos”, disse Ethan Jackson, pesquisador da Microsoft que está liderando o Projeto Premonition.
O departamento de Saúde Pública do Condado de Harris espera que, através dessas armadilhas, seja possível fornecer rapidamente informações mais precisas sobre onde encontrar os mosquitos que representam o maior risco para a saúde das pessoas.
Exemplares desses mosquitos podem estar propagando vários tipos de doenças como dengue, chikungunya, vírus do Nilo Ocidental, encefalite de St. Louis e Zika. Isso vai permitir que a equipe se concentre em áreas da vasta região que mais precisam, economizando tempo e dinheiro.
Vale ressaltar que o programa não se destina a curar tipos de doenças advindas dos mosquitos. O objetivo é se antecipar ao surto e impedir as pessoas de contraí-las ao reduzir a propagação.
As armadilhas para os mosquitos
As primeiras versões das armadilhas de mosquitos servirão para ajudar entomologistas a rastrear mosquitos que podem carregar o vírus Zika ou outras doenças prejudiciais e fornecer aos pesquisadores os dados que precisam para começarem a utilizar, de fato, o Project Premonition.
O primeiro passo é "treinar as novas armadilhas de mosquitos" para fazerem um bom trabalho. O sistema será capaz de reconhecer qual mosquito deve pegar, levando em consideração a batida de asas do inseto.
Para fazer isso, é necessário muitos exemplos de mosquitos e outros insetos – o que eles esperam coletar em Houston. Depois de criar um banco de dados super completo, as armadilhas terão um algoritmo que identifica corretamente o mosquito que deve ser capturado e não reage quando outros tipos de mosquitos ou insetos diferentes e inofensivos voem por perto.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
Próximo passo: drones
Outra ideia dos pesquisadores é aderir ao uso de drones em curto prazo. Munidos com tecnologia de visão computacional, esses equipamentos ajudarão a procurar áreas em que mosquitos estejam reunidos e determinar se os insetos estão carregando doenças que podem adoecer a população.
A longo prazo, os pesquisadores esperam utilizar os drones para transportar e posicionar suas novas armadilhas de mosquitos em áreas remotas – em vez de caminhar por horas para fazer isso manualmente.
Via Microsoft
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como encontrar shows no Spotify pelo celular
- Fortnite Mobile: como deletar uma conta do jogo pelo celular
- Rocket League: veja requisitos para jogar no PC
- Uber: como acessar histórico de corridas e ver quanto você gastou no app?
- Como incluir ícones do Noun Project no Photoshop, Indesign e Illustrator
- Como instalar o Windows IoT no Raspberry Pi
- Operação Unicórnio: Ashley Madison oferece recompensa por informações
- WhatsApp começa a liberar pesquisa de figurinhas em beta
- Android não formata o cartão microSD? Saiba como resolver
- Desativar e reativar Instagram causa enxurrada de notificações; entenda