O Xperia X é o novo celular da Sony, da safra 2016, com preço de top de linha no Brasil. Ele deve competir diretamente com o iPhone 6S pela preferência do consumidor que busca um telefone enquadrado como premium. Para encarar o rival, a Sony aposta em um belo design, numa câmera de 23 megapixels, no Android Marshmallow e no leitor de impressões digitais.
A dúvida, porém, permanece: o Xperia X é bom? Ele supera o smartphone da Apple, capaz de rodar iOS e com o sensor de pressão 3D Touch?
Conheça os celulares de destaque do primeiro semestre; preços caem até 34%
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
Design
Apesar de a Sony ter mudado o nome da linha, o novo Xperia X chega com um design muito parecido com o do Xperia Z5 e seus antecessores. A diferença fica por conta do corpo totalmente metálico, no lugar da traseira em vidro. Já o iPhone 6S é feito de alumínio .
Assista a seguir ao vídeo com os detalhes do lançamento da linha Xperia X durante a feira de celulares de Barcelona (MWC 2016).
No que diz respeito às medidas, o telefone da Apple é a melhor escolha para quem busca um aparelho mais compacto. O iPhone 6S tem 7,1 milímetros contra 7,7 mm do Xperia X. Já seu peso é de 143 gramas contra 153 g do Sony. Uma decepção no smartphone japonês é que, apesar do preço, ele não é resistente a água como outros modelos da linha, o que seria um ótimo diferencial frente ao iPhone.
Tela
O Xperia X conta com uma tela de cinco polegadas com resolução Full HD (1920 x 1080 pixels), o que leva a uma densidade de 441 pixels por polegada (ppi). Já o iPhone 6S é um pouco menor: são 4,7 polegadas com resolução de 1334 x 750 pixels, pouco acima da HD (1280 x 720 pixels), e densidade de 326 ppi.
Tanto o smartphone da Apple quanto o da Sony oferecem boa qualidade de imagem. No entanto, o Xperia X é a escolha mais adequada para quem valoriza a resolução do aparelho para filmes e jogos. Por outro lado, o iPhone 6S conta com a vantagem do 3D Touch, que permite controlar funções com a força do toque e deve ficar mais completo com a chegada do iOS 10.
Especificações
A grande pedra no sapato para o Xperia X é o seu processador: o Snapdragon 650 com dois núcleos de 1,8 GHz e quatro de 1,4 GHz. Considerado intermediário, o chip é acompanhado de 3 GB de memória RAM e opções de 32 GB ou 64 GB de armazenamento interno, expansíveis em até 128 GB via cartão microSD. É uma boa configuração para rodar apps e jogos, mas não a melhor para a faixa de preço do aparelho.
Já o iPhone 6S conta com o conjunto mais avançado da Apple: um processador A9 dual-core de 1,84 GHz, 2 GB de memória RAM e modelos de 16 GB , 64 GB ou 128 GB de memória interna, sem entrada para microSD. Apesar do número menor de núcleos no chip e RAM, o telefone da Apple consegue rodar o iOS com bastante desenvoltura graças à otimização da empresa. O único ponto fraco fica para a versão de 16 GB, que pode prejudicar a experiência do usuário devido ao pouco espaço.
Ambos os smartphones possuem também conexão 4G, Wi-Fi, Bluetooth e NFC, sendo que a Apple utiliza este último apenas para o Apple Pay, serviço de pagamentos móveis que não está disponível no Brasil. Outro item importante é o leitor de impressão digital, que pode ser usado para desbloquear o Android e iOS rapidamente e também para melhorar o uso de apps.
Sistema operacional
O Xperia X sai de fábrica com o Android 6.0 (Marshmallow), ve
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Roteador TP-Link TL-WR740N é bom? Confira os prós e contras do modelo
- Como calcular quartil no Excel
- FC-PVM: Artista transforma Nintendinho em PC Gamer Retrô
- Deezer atualiza site e apps com Flow e fica de cara nova
- Saiba como instalar mods em The Witcher 3: Wild Hunt para PC
- Flamengo x Ceará: como assistir ao jogo e à entrega da taça ao vivo
- Como personalizar o plano de fundo e perfil no Moto G 3?
- Como fazer backup e restaurar dados perdidos no Outlook Express
- Nikon anuncia o fim das vendas de câmeras e acessórios no Brasil
- PES 2015 recebe atualização que inclui os Estádios do Mineirão e Morumbi