O Anniversary Update, a primeira grande atualização do Windows 10, já tem data de lançamento oficial. O pacote, que possui novos recursos para melhorar o sistema operacional, poderá ser baixado de graça a partir do dia 2 de agosto. Entre as novidades estão melhorias para o navegador Microsoft Edge, outras funcionalidades para a Cortana e diversas mudanças para aumentar a segurança.
Windows 10 Anniversary Update: cinco coisas que você precisa saber
O Windows Ink é um dos novos recursos e já foi liberada na versão de testes do sistema operacional. A novidade permite que o usuário faça anotações escritas com uma caneta digital na tela do dispositivo, como se fosse um bloco de anotações de papel.
A Cortana também ganhou novas funcionalidades. Com a atualização, a assistente pessoal ficará disponível na tela de bloqueio do dispositivo, para ser usada sem a necessidade de inserir senha. Ela pode ser configurada para reproduzir músicas ou criar lembretes.
O aplicativo poderá guardar e recuperar informações importantes, como números de voo. Os usuários vão poder adicionar fotos nos lembretes e receber notificações de outros dispositivos sincronizados.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
As novidades para o Microsoft Edge incluem alterações que deixam o navegador mais eficiente, consumindo menos energia e memória, além de reduzir o impacto de anúncios em flash. O browser também vai contar com extensões disponíveis na Windows Store e nova arquitetura, facilitando a exibição de páginas com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência.
A atualização de aniversário traz novidades para os usuários que possuem Xbox One, como integração de games que podem ser comprados uma vez e jogados no videogame ou no PC, com o compartilhamento de dados e acesso integrado à Cortana.
Além disso, o Windows 10 ganha novos recursos de compartilhamento para professores e alunos que usam seus computadores em sala de aula: ele vai permitir a criação de grupos exclusivos para turmas e fazer provas diretamente em seus dispositivos.
No quesito segurança, o Windows vai ganhar melhorias para o Hello e o Microsoft Windows Defender. O primeiro recurso permite fazer login de forma segura e sem senha em aplicativos e acessar sites com biometria usando o Microsoft Edge.
Windows 10 vale a pena? Tópico oficial no Fórum do TechTudo ti
Já o Microsoft Windows Defender vai ganhar mais opções de programação automática de varreduras. Os usuários das versões corporativas do sistema operacional terão acesso ao Windows Defender Advanced Threat Protection, um sistema que detecta e responde a ataques maliciosos com a ajuda de dados fornecidos por especialistas em segurança e proteção contra ameaças.
O Windows Information Protection é um sistema que protege dados corporativos e ajuda a evitar vazamentos acidentais, separando dados pessoais e organizacionais de funcionários.
O Windows 10 foi lançado oficialmente no dia 28 de julho de 2015 e, segundo dados da Microsoft, já está sendo usado em mais de 350 milhões de dispositivos – entre computadores, smartphones e tablets.
Segundo o vice-presidente de software da Microsoft, Terry Myerson, “a empresa não buscava apenas entregar a melhor e mais segura versão do sistema operacional de todos os tempos. Queríamos criar uma experiência que evolua constantemente. A atualização de aniversário do Windows 10 é um grande exemplo disso”.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Spotify: como compartilhar letra de música nas redes sociais
- Mochila para notebook da Targus: veja cinco modelos à venda no Brasil
- Street Fighter, Dreams e Yakuza estão entre os lançamentos desta semana
- Como jogar Garden Flipper, o DLC de House Flipper para PC
- Pr?via do LG G4 mostra superc?mera com alta captura de luz; veja v?deo
- iOS X Android: quais as diferenças entre os sistemas operacionais
- Conheça as funções ‘secretas’ do seu teclado e agilize seus trabalhos
- Como fazer seu registro no IMVU
- Como se conectar com amigos do Instagram pelo Facebook Messenger
- Brinquedo sexual controlado por app é finalista de prêmio na CES 2020