Uma das aplicações mais recorrentes do Raspberry Pi é o uso da placa em emulação de videogames antigos. O inventor britânico Daftmike criou um case em impressora 3D que imita as formas e características do NES (ou “Nintendinho”, como ficou conhecido no Brasil), reproduzindo o console de 8 bits dos anos 1980 em escala e em proporções que chegam a 40% do tamanho do original. Não satisfeito com a reprodução do console em 3D, o britânico também desenvolveu projetos para pequenos cartuchos, que podem ser introduzidos no aparelho, além de controles.
Raspberry Pi 3 ganha suporte integrado a Wi-Fi e Bluetooth
O NESPi (como foi batizado) permite que os cartuchos sejam inseridos para rodar os respectivos games, promovendo uma funcionalidade retrô, inexistente na maioria dos consoles feitos a partir do microcomputador.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
Para entender porque o NESPi é tão interessante, é preciso saber como um Raspberry Pi opera. Suponha que você siga nosso tutorial sobre como construir um console com a placa: todos os jogos carregados no sistema rodarão a partir de um cartão microSD. Para abrir um game, é necessário ligar o Raspberry Pi, conectar o controle e selecionar o título desejado numa lista via interface gráfica, da mesma forma como seria feito em um videogame atual, como o Playstation 4.
A solução de Daftmike permite que, ao colocar os cartuchinhos no interior do case, o Raspberry identifique o respectivo game, carregando o título imediatamente, dispensando o método mais moderno e dando ao NESPi uma pegada retrô muito mais interessante.
Isso foi possível usando a tecnologia NFC, muito usada em celulares: o cartucho de um jogo como o Mario Bros 3 tem uma assinatura digital única que é reconhecida pelo Raspberry no interior do case. Quando detecta que o cartucho foi inserido, o sistema carrega o jogo, salvo no cartão microSD (no fim das contas, os cartuchos não têm jogos, mas apenas o NFC card para serem reconhecidos pelo Raspberry).
Vale a pena comprar o raspberry pi 2? Comente no Fórum do TechTudo.
Assista o vídeo abaixo que mostra como tudo funciona:
Para quem ficou encantado com a ideia e entusiasmado para criar um NES retrô mais interessante que a versão oficial a ser lançada pela Nintendo no fim do ano, é possível fazer download dos arquivos STL criados pelo britânico no site Thingsverse (comunidade dedicada para o compartilhamento de modelos 3D para impressão) para realizar a impressão do case e dos cartuchos em casa.
Via 3DPrint, Daftmike, Thingsverse
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Rainbow Six: BootKamp Gaming anuncia Bor, ex-jogador da Faze Clan
- Motocicleta ?retr?? impressa em 3D promete agradar amantes da moda vintage
- AMD anuncia FreeSync2 com suporte a HDR e melhor desempenho
- Golpe no Twitter tenta roubar contas verificadas com phishing em DMs
- Conhe?a as melhores placas de v?deo AMD para turbinar seu PC gamer
- Apex Legends ganha modo solo no Evento de Coleção da Coroa de Ferro
- Cinco games lançados em 2020 que você pode jogar no PC
- Aplicativo que transforma foto em desenho: veja como usar o Pop Camera
- Resident Evil 2 Remake terá retorno de Tofu e jacaré gigante
- Hello, nova rede social do criador do Orkut, só chega ao Brasil em agosto