Você já deve ter ouvido falar de dongle quando o assunto é Chromecast. No entanto, o termo está mais presente na vida dos usuários do que parece, liberando uso de diversos programas ao conectar em portas USB ou HDMI. O aparelho é utilizado, por exemplo, em teclados e mouses sem fio, além de ajudar em redes wireless.
Chromecast: veja alternativas ao dongle do Google para comprar no Brasil
Para entender como funciona e qual a utilidade do dongle, confira abaixo as principais características do dispositivo. Anos atrás, o aparelho tinha por objetivo limitar o uso de determinado programa ao conectar em alguma porta do computador. Hoje, é possível utilizar o dongle para diversas finalidades.
O que é um dongle?
No começo da tecnologia, um dongle era um dispositivo físico, conectado a alguma porta do computador, que tinha por objetivo limitar o uso de determinado programa. Suponhamos que em uma determinada empresa houvesse um software que poderia ser usado apenas pelo diretor financeiro. Para evitar que funcionários sem a devida permissão usassem o aplicativo era incluído o uso de um dongle, também chamado de hardlock.
Desta maneira, o software só poderia ser usado depois que o dongle fosse inserido no computador. Esta se mostra uma alternativa complementar às senhas. Assim, mesmo que um hacker conseguisse descobrir o código do programa, ele ainda necessitaria do acesso físico e também do dongle.
Antigamente, o dongle era inserido nas portas serial ou paralela. Entretanto, tendo em vista que tais interfaces caíram em desuso, hoje os modelos se conectam em portas USB.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
Onde os dongles são utilizados hoje?
Apesar de ainda serem usados como dispositivos de segurança complementar, os dongles ganharam novas formas de uso e hoje estão nas casas de muitos usuários. Um bom exemplo de dongle USB são os disponíveis em teclados e mouses sem fio.
Para que o teclado e o mouse façam a comunicação com o computador, é inserido um dongle na porta USB. A partir daí, o usuário pode digitar e clicar livremente, sem a necessidade de fios. A remoção do dongle, entretanto, corta a comunicação de tais periféricos com o PC.
Outro uso para os dongles USB são os adaptadores de rede wireless. Imagine que você tem uma rede Wi-Fi funcionando na sua casa, mas o seu desktop não possui uma placa de rede sem fio. A solução mais simples para esse problema é a compra de um adaptador wireless, que nada mais é do que um dongle USB que pega o sinal de do seu roteador e o transmite para o PC.
O Chromecast, dispositivo de streaming do Google, também pode ser chamado de dongle. Mas, diferente dos dois citados acima, o aparelho se conecta através da porta HDMI. Por meio dele, o usuário pode espelhar a tela do celular na televisão, usar aplicativos como Netflix, Spotify e Google Play Music, além de transmitir conteúdo que esteja salvo no PC diretamente para a TV da sala de estar, por exemplo.
O que levar em conta na hora de comprar um Chromecast? Comente no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Facebook renova álbuns de fotos com quatro novidades; veja o que muda
- Relembre os melhores jogos de luta para SNES
- Como fazer uma transmissão ao vivo no Twitter pelo celular
- Como usar o Modo Contínuo da câmera do Moto G 4 Plus
- AirDrop não funciona no iPhone? Veja possíveis causas e como resolver
- The Legend of Zelda: relembre principais jogos nos 35 anos da franquia
- Google Assistente no celular ganha integração com Nubank, Rappi e outros
- Patentes no PUBG Mobile: entenda ranking e veja como subir
- Processadores Intel de 9ª geração: quatro coisas que você precisa saber
- LoL é jogo mais assistido da Twitch em 2019, Fortnite aparece em segundo