Se você usa Linux, provavelmente já sabe o quão útil a linha de comando pode ser para trabalhar com arquivos, instalação de software e execução de programas. Mas o recurso pode ser ainda mais eficiente caso queira executar vários comandos ao mesmo tempo. A combinação de dois ou mais comandos no terminal também é conhecido como “encadeamento de comandos”. Confira, no tutorial abaixo, quatro maneiras de combinar comandos.
Linux no macOS: como instalar XQuartz e rodar programas no Mac OS X
1) O operador ponto e vírgula (;)
O operador ponto e vírgula (;) permite executar vários comandos em sucessão. Para entender melhor, abra uma janela de terminal (no Ubuntu e Linux Mint, pressione as teclas Ctrl + Alt + T).
Em seguida, digite os seguintes três comandos em uma linha, separados por ponto e vírgula, e pressione Enter.
Essa sequencia lhe dará uma listagem do diretório atual (ls), mostrará qual diretório você está atualmente (pwd), e exibirá seu nome de login (whoami), tudo de uma só vez. Nesse combinação, você não precisa colocar espaços entre as vírgulas e os comandos, pois é possível inserir os três comandos juntos: ls;pwd;whoami.
2) O operador lógico E (&&)
Se você precisa que o segundo comando seja executado depois do primeiro, separe-os com o operador lógico E, que é representado por um duplo e comercial (&&). Por exemplo, se quiser criar um diretório chamado MyFolder e depois “entrar nesta pasta", digite a seguinte sequencia e pressione Enter:
mkdir MyFolder && cd MyFolder
Observe que ao executar a sequência, a pasta foi criada com sucesso. Como resultado, percebe-se que, na maioria das vezes, é mais seguro usar o operador lógico E, em vez do operador ponto e vírgula (;), pois isso garante que você não fará nada desastroso.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
3) O operador lógico OR (||)
Caso precise executar um segundo comando, apenas se o primeiro comando não for executado com sucesso, use o operador lógico OU, que é representado por duas barras verticais (||).
Por exemplo: se quiser verificar se existe uma pasta MyFolder ( [ -d ~/MyFolder ] ) e não existir, basta criá-la usando o comando mkdir ~/MyFolder. Em seguida, digite o seguinte comando no terminal do Linux e pressione Enter:
[ -d ~/MyFolder ] || mkdir ~/MyFolder
No exemplo, para que tudo funcione corretamente, certifique-se que exista um espaço após o primeiro colchete e antes do segundo. Caso não esteja assim, o primeiro comando que verifica se o diretório existe não irá funcionar.
Se estiver tudo certo, como o diretório MyFolder não existe, o segundo comando criará o diretório.
4) Combinando vários operadores
Você também pode combinar vários operadores em uma mesma sequência. Por exemplo, para verificar se existe um arquivo ( [ -f ~/exemplo.txt ] ). Se isso acontecer, o sistema irá exibir uma mensagem na tela dize
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Huawei anuncia smartphones P20 e P20 Pro com câmera traseira tripla
- Apps para Android: Neumob, Mic Note e outros destaques da semana
- Final Fantasy XV: confira dicas para vencer o chefe Leviatã no game
- Hackathon Globo: casa do BBB abre portas para 33h de pura tecnologia
- Foguetes espaciais feitos por impressora 3D inovam no segmento aeroespacial
- Outlast 2 é mais assustador que o primeiro; confira teste
- Cyberpunk 2077 já vendeu 13 milhões de cópias mesmo com bugs e polêmicas
- Resumo da Semana: Final Fantasy 15 e Dark Souls 3 foram destaques
- Conversor ou receptor digital? Entenda as tecnologias e suas diferenças
- Como usar mapa personalizado do My Maps no Google Maps