Workstations, PCs e Macs são termos comuns atualmente, mas você conhece bem cada um deles? Sabe a diferença que existe entre esses tipos de computadores? Para esclarecer as tecnologias e acabar com as suas dúvidas o TechTudo preparou um texto especial que explica para você nos mínimos detalhes. Acompanhe.
O que são workstations? Saiba como funcionam esses supercomputadores
Muito mais que uma categorização de arquitetura, Workstation, PC e MAC são definições de equipamentos usados por diferentes áreas e pessoas. Enquanto a primeira opção se restringe a alguns poucos mercados, PCs estão em toda parte e Macs (ainda que lentamente) ganham mais espaço a cada dia.
Apesar dessa diferença de uso, esses três tipos de computadores não são concorrentes diretos, pois possuem aplicações e usuários bem diferentes e no caso do MAC, usuários bem fiéis. Para entender melhor, vamos conhecer cada um deles mais de perto.
Workstation
Embora atualmente o termo Workstation também seja utilizado para citar um PC desktop dentro de uma rede, originalmente, o nome refere-se a um computador dedicado a uma determinada atividade, como edição ou processamento de imagem, som, vídeo, software de desenho CAD/3D. Inclusive, esse tipo de equipamento tem sido muito utilizado para fazer efeitos visuais de filmes como Jurassic Park e animações, como Shrek e Kaena.
Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.
Assim, uma Workstation, ou estação de trabalho, é um microcomputador high-end de altíssimo desempenho concebido para ser usado em aplicações técnicas ou científicas. Elas oferecem um melhor desempenho do que os computadores desktop, especialmente com relação a CPU e gráficos, capacidade de memória e consequentemente, capacidade de multitarefa.
Normalmente, esse tipo de equipamento é otimizado para a manipulação e visualização de diferentes tipos de dados complexos, como animação e renderização de imagens e gráficos matemáticos, desenho mecânico 3D e simulação de engenharia.
PC
PC, ou Personal Computer, é o nome de um padrão de hardware criado pela IBM na década de 80, mas especificamente em 12 de Agosto de 1981. Entretanto, a expressão já era usada antes de 1981, e em 1972 foi foi usada para caracterizar o Alto do Xerox PARC. Mas com o sucesso do IBM PC, o termo que era genérico passou a ser usado para referir-se um microcomputador compatível com a especificação da IBM.
Os PC´s são bastante populares, principalmente por serem um padrão aberto em que diferentes empresas podem produzir o hardware. Eles compõem boa parte dos atuais computadores usados em empresas e casas.
Como qualquer computador, um PC é composto de um gabinete que contém uma placa de circuito impresso, denominada placa-mãe, que comporta a o processador e as memórias, e possui um barramento com “slots” para expansão através de placas acopláveis. O hardware é completado por periféricos comuns a outros tipos de computadores como o teclado, monitor, mouse, impressora e tantos
Os PC´s atuais possuem muitas funcionalidades embutidas na placa mãe, como a placa de vídeo, som e rede, mas ainda mantêm a opção de adicionar placas para expandir sua utilização. Essa talvez seja a característica mais importante desse tipo de equipamento.
No software o PC é predominantemente vendido com o sistema operacional da Microsoft, o Windows (e antigamente, o MS-DOS). Contudo, ele não está preso a esse sistema e fabricantes já entregam o computador com alguma versão do Linux ou outro sistema especifico, por conta de alguma aplicação ou mesmo pelo custo da instalação do Windows.
Mac
O termo MAC é genérico e cobre todos os computadores desktop, notebooks e servidores da Apple. A principal característica desses equipamentos é que eles são fabricados apenas pela empresa e utilizam um sistema operacional da própria Apple.
Antigamente, os MAC´s se diferenciavam dos PC´s por usarem processadores diferentes. Mas atualmente eles usam os processadores da Intel, assim como boa parte dos PC´s. Nesse novo cenário, o grande diferencial passou a ser apenas a interface do sistema e otimização dele em torno do hardware. Isso porque sistema operacional da Apple, o OS X, é altamente otimizado para o hardware. O resultado disso, é um desempenho acima da média, se comparado ao mesmo conjunto de hardware equivalente em PC.
O MAC tem algumas características própria que o diferenciam dos PC´s. Por exemplo, a disposição do teclado utilizado é um pouco diferente e consequentemente, o padrão de combinações de teclas para determinadas em comum (copiar, colar, fechar janelas e etc.).
Ignorando esses detalhes, todo o resto não é tão diferente. No sistema operacional, a metáfora de uma “área de trabalho”, gerenciador de arquivos, pastas e tudo mais é bem parecido com o que é encontrado e outros sistemas para desktop. Apesar disso, permanece o fato de que o equipamento só pode ser produzido pela Apple, o que o torna bastante caro..
Concluindo
Como é possível ver, apesar das semelhanças e até confusão nas denominações, Workstations, PC´s e MAC´s são bem diferentes. Cada um deles tem uma função, aplicabilidade e preços diferentes. Cabe ao usuário escolher a melhor opção de acordo com a sua necessidade.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Aprenda como criar suas próprias armas e armaduras em Terraria
- OldFlix, o Netflix dos filmes antigos, exibe clássicos na Internet
- Garena anuncia Free Fire Continental Series, substituto do Mundial 2020
- Fifa 16 tem atributos dos primeiros atletas do game divulgados
- Samurai Shodown: Yoshitora é destaque em trailer inédito
- Instagram: como fazer Reels com fotos e frases pelo Canva
- Galaxy S20 Plus ganha versão especial que homenageia BTS
- Buffer: como publicar no Facebook, Instagram e Twitter de uma vez
- Instagram avisa print no Stories? App desiste de testar a notificação
- Como usar o Dubsmash, famoso app de dublagem, como mensageiro