A Verificação de Segurança do Facebook pode ser expandida e se tornar sempre ativa na plataforma. O recurso, normalmente, só é ativado na ocorrência de incidentes graves para pessoas que estejam próximas àquele local e ajuda estes usuários a informarem, com facilidade, que estão a salvo. A proposta da rede social é criar lugar que forneça informações atualizadas sobre situações de emergência em todo o mundo, mas o recurso ainda não tem um formato definido e data de lançamento prevista.
O objetivo do Facebook é aproveitar a atenção natural que as pessoas dão às mídias sociais em emergências para poder fornecer informações atualizadas e, quando possível, em tempo real sobre o que está acontecendo. Além de ajudá-las a encontrar familiares e amigos que possam estar na área.
A forma final do recurso, assim como sua data de lançamento, ainda não estão decididas, mas os planos da plataforma são usar de serviços de vídeos, especialmente do Facebook Live, e criar uma página única onde as pessoas interessadas possam acessar este conteúdo.
A modificação também resolve uma crítica que fizeram sobre a rede social em relação a Verificação de Segurança, que é acusada de ser
... ativada somente em situações consideradas importantes pelo próprio Facebook, em detrimento de outras que não mereceriam a consideração da plataforma.
A ferramenta que foi criada em 2014, também foi alvo de críticas quando, devido a um erro, foi ativada em países errados, inclusive no Brasil, após um atentado no Paquistão, no início de 2016.