O webOS é o sistema operacional exclusivo das Smart TVs da LG. A plataforma teve lançamento no Brasil em 2014 e está presente na maioria dos televisores da fabricante anunciados desde então. O software conta com navegador próprio, lojas de aplicativos e interface simples.
Android TV, webOS ou Tizen: veja diferenças entre sistemas das Smart TVs
Com concorrentes como Tizen, da Samsung, e Android TV, os clientes podem ficar em dúvida sobre qual Smart TV escolher, afinal, o sistema operacional de cada aparelho pode oferecer experiências de uso bastante diferentes. Para conhecer os prós e contras do webOS, leia o texto abaixo, que analisa detalhes importantes da plataforma da LG.
Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular
Vantagens
1) Interface
A interface do webOS é uma das características mais elogiadas da plataforma, seja pelas cores, a posição dos itens ou o visual moderno. Com poucos menus principais, quase tudo que o usuário precisa está disponível na tela, com navegação que lembra a troca de canal em TVs convencionais. Além disso, o software tem a vantagem de contar com um design diferenciado em relação aos rivais, como Android TV e Tizen.
2) Velocidade
O webOS é bem veloz, com transições rápidas, sem travamentos ou problemas do tipo. Segundo a LG, de uma atualização para outra, o software ficou 60% mais rápido para abrir aplicativos e 70% menos lento para navegação. Para completar, o controle remoto Smart Magic promete maior precisão na conexão com a Smart TV.
3) Multitarefas
Graças ao bom funcionamento, o sistema da LG permite que o modo multitarefas funcione com leveza. Com isso, é possível, por exemplo, ajustar as configurações ao mesmo tempo em que acessa a programação dos canais. Essa modalidade é especialmente útil para Smart TVs, afinal, são aparelhos que reúnem comandos que vão além de TV normais, e é comum que seja preciso realizar mais de uma tarefa simultaneamente.
Desvantagens
1) Loja de apps limitada
Ao contrário da Android TV, o webOS não tem uma loja de aplicativos completa como a Google Play Store. Isso, obviamente, tem uma influência direta nas opções de programas para baixar nas Smart TVs da LG, que contam com menor quantidade de serviços.
Softwares como Netflix, Globo Play e serviços de streaming estão presentes
2) Navegador pode apresentar lentidão
Apesar das melhorias na usabilidade e do alto desempenho, o navegador nativo do webOS pode rodar com lentidão ou ter problemas em endereços da web com Flash. Ainda que não sejam tão comuns, essas são ocorrências que podem frustrar o usuário e atrapalhar a experiência de uso.
3) Configurações de difícil acesso
Mesmo com boa usabilidade e interface intuitiva, o menu de configurações do webOS nas Smart TVs não é dos mais simples, o que pode consumir algum tempo dos usuários até que se consiga entender como alterar os ajustes do aparelho.
Qual Smart TV comprar? Consumidores dão dicas de modelos no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Caneta cria figuras em 3D usando apenas plástico de garrafas
- Como saber se a sua TV da Philco tem conversor digital integrado
- WhatsApp ganhou atalho para citações em fevereiro; lista reúne destaques
- Pokémon Go anuncia atualização que faz monstrinho virar pet virtual
- Google faz alerta de segurança no Dia Mundial da Internet com 'vídeo dicas'
- Adobe After Effects ganha função que faz objetos desaparecerem do vídeo
- Galaxy S6 ? o melhor smartphone do mercado, diz teste de desempenho
- Saiba tudo sobre o conteúdo extra de The Division para o ano inteiro
- Sony renova linha de TVs XBR no Brasil; conheça os novos modelos
- Youtube Gaming: Google anuncia novo portal de v?deos exclusivo para jogos