Para comemorar o Dia da Internet Segura, celebrado anualmente no dia 7 de fevereiro, o Facebook divulgou uma lista com dicas para ajudar seus usuários a manterem seus perfis seguros e não caírem em golpes. Algumas das estratégias mais comuns são mensagens de spam e phishing, usadas para roubar dados. As dicas também são ideais para proteger conteúdos publicados no feed de notícias da rede social e evitar que sejam vistos por pessoas indesejadas.
Facebook muda feed de notícias e corta links falsos, apelativos e spam
Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular
1) Autenticação em duas etapas
O Facebook possui um recurso que adiciona uma etapa extra para permitir que um usuário faça login em sua conta. A função, conhecida como autenticação em duas etapas, envia um código único (token por SMS) para o telefone do dono da conta, o que garante a comprovação de sua identidade, além de avisá-lo quando outra pessoa tenta acessar seu perfil na rede social.
2) Chave de segurança física
Outro recurso para garantir maior segurança para os usuários, este sistema permite a criação de um dispositivo USB que pode ser usado para autenticar a conta. Neste caso, se alguém tentar acessar o perfil de um usuário sem ter a chave física, não conseguirá fazer o login na plataforma.
3) Use senhas fortes
É aconselhável que as senhas usadas para fazer o login em serviços como o Facebook sejam fortes, combinando letras maiúsculas e minúsculas, além de números e caracteres especiais. Outra recomendação é evitar usar a mesma senha em mais de um site – como e-mail ou outras redes sociais – , uma vez que se uma delas for invadida, a segurança de todas pode ser comprometida.
Kits & Listas: Geradores de Senhas Fortes
4) Contatos de confiança
Outra facilidade para aumentar a segurança do Facebook é a possibilidade de escolher um de seus contatos para ajudar a recuperar o acesso ao seu perfil. É útil para casos em que o usuário perca o acesso tanto ao perfil, quanto às contas de e-mail que poderiam ser usadas para recuperar o acesso. Nestes momentos, as instruções para recuperar o acesso podem ser enviadas para o contato.
5) Cuidado com SPAM
Algumas mensagens enviadas por e-mail ou pelo próprio Facebook podem instalar aplicativos ou extensões de navegador que publicam ou modificam conteúdo postado na
6) Phishing
Mensagens de phishing são usadas para enganar o usuário e fazê-lo inserir senhas de serviços como o Facebook ou bancos em sites falsos. A rede social lembra que nunca pede dados como senha, número de CPF ou cartão de crédito em mensagens de e-mail e que possui um endereço de e-mail ([email protected]) e ferramentas que podem ser usadas para denunciar estes casos.
7) Privacidade
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como escolher um bom antivírus?
- Como fazer trocas usando a Wonder Trade de Pokémon Sun e Moon
- Google posts: entenda mistura entre busca e redes sociais que vem aí
- Overwatch League: como conseguir Tokens em 2020
- Tela ‘infinita’ marca presença entre os celulares mais poderosos de 2017
- Uber Works é novo aplicativo para conseguir emprego; veja como funciona
- Saiba como jogar Undertale e como chegar aos três finais diferentes
- Sonic, Streets of Rage: relembre os melhores jogos do Mega Drive
- WeChat, WhatsApp chinês, ganha versão universal para Windows 10
- Conheça os melhores programas para ‘limpar’ a memória RAM do seu computador