O Chromebook é um tipo de computador com sistema leve, baseado na nuvem, mas ainda assim pode apresentar lentidão. Por isso é importante ter os mesmos cuidados de um PC tradicional para saber quantas abas do navegador você pode abrir até perceber queda de rendimento.
Para monitorar o desempenho da máquina é possível usar aplicativo Cog, que mostra todas as informações do dispositivo e exibe uso de CPU e RAM. Aprenda a instalar o app e checar o funcionamento do notebook com Chrome OS, do Google.
Chromebook Pro (Foto: Divulgação/Samsung)
Passo 1. Acesse a Chrome Web Store no seu Chromebook e encontre o Cog - System Info Viewer. Clique em 'Usar no Chrome';
Cog é um aplicativo útil disponível na loja do Chrome OS (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 2. Confirme a instalação clicando em 'Adicionar aplicativo';
Instale o app no seu Chromebook (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 3. Abra a lista de apps do seu Chromebook e abra o Cog pela primeira vez;
Encontre o Cog na lista de apps instalados (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 4. Veja na tela informações do hardware do Chromebook e, ao lado, o uso em tempo real de recursos da CPU e da memória RAM do computador. Quanto menor o preenchimento das barras, melhor o desempenho da máquina;
Confira o uso de CPU, RAM e outras informações (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 5. É possível usar o Cog para saber os limites de uso do seu Chromebook. Abra o Chrome e, no menu principal, procure pela opção 'Mais ferramentas > Gerenciador de tarefas';
Acesse o gerenciador de tarefas nativo do Chrome OS (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 6. Abra o monitor de tarefas nativo do Chrome OS lado a lado com o Cog e veja o impacto das abas abertas no funcionamento do Chromebook. Caso CPU e memória estejam no máximo, basta fechar páginas uma a uma e ver na hora quantas o computador suporta sem alcançar o limite do hardware.
Reduza o número de abas abertas e veja o impacto no funcionamento (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
O Cog não é uma ferramenta que deixa o Chromebook mais rápido, mas ajuda a entender o que pode estar deixando a máquina lenta. A dica é mantê-lo instalado e checar sempre que houver demora no tempo de resposta do Chrome OS. Assim, é possível fechar janelas e apps e ver como o seu uso do chromebookr reflete no uso de memória e processamento. Os dois componentes são fundamentais para o funcionamento pleno do notebook, então é ideal que não sejam estressados com frequência.