A popularidade do Instagram faz com que a rede social seja muito visada por perseguidores ou pessoas com algum comportamento abusivo. A plataforma está de olho neste tipo de risco e publicou, ao longo do tempo, várias ferramentas de segurança para permitir que os usuários possam se proteger de práticas que consideram nocivas à comunidade. Se você quer aprender a ter uma experiência mais saudável, confira algumas dicas do site para aumentar a segurança do seu perfil.
App do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular
1) Use autenticação em duas etapas
A autenticação em duas etapas é um recurso de segurança que acrescenta uma verificação de identidade através do celular para permitir o login de um dispositivo. A função impede o acesso de terceiros mesmo que a senha de uma conta seja roubada e é usado por várias plataformas.
Os perfis da rede social são públicos por padrão, o que significa que todos os usuários podem ver. O Instagram, por outro lado, também permite que um usuário torne sua conta privada, liberando o acesso apenas para os seguidores. Isto impede que pessoas não autorizadas ou desconhecidas possam ver o que é publicado, aumentando a segurança.
3) Bloqueie usuários indesejados
Assim como outras redes sociais, o Instagram também permite bloquear o acesso de usuários específicos ao seu perfil, o que ajuda a filtrar comportamentos indesejados, como comentários abusivos em fotos. É possível bloquear o acesso ao Instagram Stories separadamente.
Os usuários da plataforma também podem controlar que tipo de conteúdo aprovam em seus comentários através da opção de filtragem. O bloqueio ocorre baseado em um filtro de palavras ofensivas do próprio aplicativo ou com a adição de palavras customizadas por cada usuário.
5) Use senhas fortes
O Instagram recomenda que os usuários tenham senhas que usem uma combinação de pelo menos seis números, letras e símbolos e que seja única para a plataforma — não reaproveitada do seu e-mail ou do Twitter. Isto torna a conta mais difícil de ser acessada, além de garantir que ela permaneça segura caso vaze por meio de outros serviços.
6) Denuncie comportamento abusivo
A rede social permite e encoraja que qualquer usuário denuncie fotos, vídeos ou comentários abusivos, como bullying e roubo de identidade. Estas opções podem ser acessadas com facilidade no celular ou na versão Web e garantem que a plataforma permaneça segura para todos.
7) Ajude amigos em necessidade
A plataforma incentiva que seus usuários ajudem uns aos outros quando possível. Isto inclui notificar as autoridades ao perceber comportamento que indique risco de suicídio ou automutilação. Caso o perigo não seja imediato, a recomendação é denunciar o conteúdo e tentar entrar em contato com a pessoa para garantir que esteja tudo bem.
Via Instagram
Como ficar invisível aos contatos no Instagram? Troque dicas no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como parar de reproduzir vídeos automaticamente no LinkedIn
- Lista reúne os SSDs mais ‘baratos' da Kingston disponíveis no Brasil
- Spotify lança Love Notes no Valentine's Day; crie playlists 'sob medida'
- Confira dicas para jogar o multiplayer de Battleborn
- Problemas para formatar seu pen drive? Descubra possíveis causas
- The Forest: jogo de terror e sobrevivência é anunciado para PS4
- Como usar o Sound Amplifier, app do Google para deficientes auditivos
- WhatsApp Web e PC: 5 fatos que marcaram o mensageiro em 2017
- Estudante cria luva ‘smart’ que transforma linguagem de sinais em som
- Placas de vídeo da Nvidia vão funcionar com o padrão FreeSync da AMD