É comum encontrar celulares que têm suporte para cartão microSD de até 2 TB. Alguns exemplos são o Moto Z2 Play, LG G6 e Zenfone 3, todos lançamentos deste ano. A promessa das fabricantes é de mais espaço para salvar arquivos, o que atrai parte do público. No entanto, com uma pesquisa rápida nas lojas, vem a revelação: não existe cartão de memória com a generosa capacidade no mercado – no Brasil e no mundo.
Faça o teste você mesmo: tente encontrar um cartão de memória com capacidade menor, como 1 TB. Você vai perceber que é impossível achar modelos acima de 256 GB. O motivo é simples: eles ainda não são fabricados.
Celulares já vêm com suporte à cartão microSD de até 2 TB (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)
O microSD mais poderoso da SanDiskoferece 256 GB de espaço para arquivos. Ele nem se compara com os cartões SD – de dimensões maiores – da empresa, uma das maiores do setor. O consumidor tem à disposição cartão de até 512 GB, e já existe um protótipo para microSD de 1 TB. Ele foi anunciado em setembro de 2016 e por enquanto não é comercializado.
Em entrevista ao TechTudo, Ana Toillier, diretora de marketing da Western Digital (grupo que abriga a SanDisk) afirma que a empresa considera duas frentes ao desenvolver novos produtos: a demanda do mercado e o avanço da tecnologia.
Com o aumento de smartphones oferecendo suporte a esses cartões, é possível que a demanda não seja um problema. Segundo Toillier, os celulares ocupam um
... papel central hoje em dia, o que pode influenciar para que a produção de cartões microSD com maior capacidade seja mais rápida do que o processo do SD de 1 TB. "Talvez essa tecnologia venha muito antes do que você imagina", comenta.
Zenfone 3 é um dos celulares com entrada para microSD de até 2 TB (Foto: Ana Marques/TechTudo)
Nesse caso, restam as questões tecnológicas. Provavelmente, enquanto você lê esse artigo, existem diversos laboratórios pelo mundo estudando como inserir 2 TB de conteúdo em áreas microscópicas. "Fomos a primeira empresa a lançar o microSD de 200 GB, todo na cor preta, na época, porque até a pintura ocupa espaço na hora de fabricar uma mídia tão pequena", explica Toillier.
Além da capacidade, também existe a preocupação com o desempenho. Para isso, a SanDisk aposta na tecnologia 3D Flash que promete uma melhor performance em relação à velocidade de transmissão de dados.
Então por que as fabricantes incluem o suporte a microSD de 2 TB?
Moto Z2 Play tem entrada para cartão de memória de 2 TB (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)
A Motorola declarou ao TechTudo que "tem como um dos seus principais objetivos se antecipar nas tendências de mercado e atender as principais exigências do consumidor". A empresa reconheceu que só há cartões microSD de até 256 GB no mercado, mas destacou que "o aparelho já estará preparado e o usuário poderá expandir a memória" caso sejam lançadas opções maiores, como 512 GB, 1 TB ou 2 TB.
Asus e LG foram procuradas, não se manifestaram para esta reportagem.
Vale a pena esperar até que microSDs de 2 TB cheguem ao mercado?
Diante de uma perspectiva incerta a respeito de quando esses modelos chegarão ao mercado, vale refletir sobre o seu perfil de consumo. Uma pesquisa da Kantar Worldpanel – divulgada com exclusividade pelo TechTudo em agosto – mostrou que trocar de celular a cada ano é o sonho de consumo dos brasileiros. Se você se encaixa nessa lista, o suporte a microSD de 2 TB não deve ser um fator decisivo na hora da compra.
Em todo caso, esses smartphones estarão prontos para receber cartões com capacidades superiores à medida que estes modelos forem chegando ao mercado, o que é uma boa notícia para consumidores que visam estabilidade e não pretendem trocar de aparelho num futuro próximo.