O Wikilab é um projeto da Universidade Federal do ABC que pode revolucionar a construção civil. Usando tecnologia livre e placas de madeiras de impressão 3D, a iniciativa arrecadou fundos através de financiamento coletivo e tem todas as especificações técnicas e instruções disponibilizadas no portal Github. A inauguração acontece nesta sexta-feira, sendo a primeira construção colaborativa permanente no Brasil.
A casa é feita com painéis de Tiras de Madeira Orientadas que são cortadas em máquinas CNC ou a laser. No processo, cada pedaço é identificado com um número para facilitar a montagem. Ah, e não é preciso nem usar pregos, já que tudo é pensado especificamente para o encaixe das placas, estando todas as orientações e comandos de máquinas publicados online. A ideia é qualquer pessoa possa acessar os detalhes, contribuir com adaptações e construir a sua própria residência.
O projeto da UFABC foi inspirado na WikiHouse, uma casa colaborativa construída em Londres, mas os pesquisadores tiveram que adaptar a construção para as condições climáticas do Brasil. Na Universidade, o espaço vai abrigar o LabLivre, que é o laboratório de tecnologias livres, mas pode ser adaptado para outras finalidades como moradia e centros comunitários. Nessa primeira fase, o projeto arrecadou 72 mil reais para a pesquisa e desenvolvimento, mas a expectativa é que o custo caia para abaixo dos 40 mil reais ao entrar em produção em maior escala. A equipe, inclusive, já recebeu contatos e propostas de organizações interessadas em
>>> Veja o artigo completo (Fonte)
Mais Artigos...
- Levitação acústica evolui e pode abrir portas para novas aplicações
- Veja como a tecnologia vai ajudar na luta mundial contra o HIV
- Robôs atendentes substituem humanos e já chegaram ao Brasil
- Veja como escolher certo seu próximo smartphone
- Veja alguns truques do Waze que você talvez não conheça
- Fintechs usam inteligência artificial para inovar no mercado financeiro
- Veja como ter funções do Google Pixel no seu smartphone
- Potente e a um preço justo: conheça o Win 300, o roteador poderoso da Intelbras
- Entenda como as redes sociais ajudaram a espalhar as notícias falsas
- Mais inteligentes, drones dão show e prometem aposentar o 'pau de selfie'