A Qualcomm revelou, nesta terça-feira (5), o nome do seu novo processador com ficha técnica monstra: o Snapdragon 845. O chipset superpoderoso pode equipar os próximos celulares premium de 2018, como o SamsungGalaxy S9, S9 Plus, Xiaomi Mi 7 e LG G7. Com promessa de até 30% mais performance e 30% menos consumo de energia em relação ao antecessor (Snapdragon 835), o lançamento deve deixar os usuários curiosos a respeito de suas especificações.
Outra característica interessante do chip é a melhoria na duração da bateria dos celulares, com mais de 20 horas de reprodução de vídeo, de acordo a fabricante. Para deixar você por dentro da novidade, o TechTudo selecionou os cinco principais destaques da ficha técnica do Snapdragon 845, da Qualcomm, na lista a seguir.
Seis especificações do Snapdragon 845 que você precisa conhecer (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)
Para desenvolver o novo chip, a Qualcomm revelou que a ideia primordial era criar um dispositivo "mais rápido, inteligente e imersivo no mundo mobile". Por isso, o novo SoC (System on a Chip ou Sistema em um Chip, em português) é equipado com a CPU Kryo 385, com quatro núcleos de performance de até 2,8 GHz de velocidade.
A empresa promete um desempenho até 25% superior em relação à geração anterior, a Kryo 2
... 80, do Snapdragon 835. Os outros quatro módulos são focados em eficiência, e podem chegar a até 1,8 GHz.
Lançamento do Snapdragon 845 (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)
Em relação aos gráficos, o processador adota a GPU Adreno 630, que promete elevar a experiência de games em smartphones. Ao compará-la com a Adreno 540 do chip anterior, a Qualcomm afirma que o Snapdragon 835 é até 30% mais veloz e dispõe de até 30% mais eficiência de energia.
Além disso, o novo chip tende a trazer até três vezes mais desempenho para tarefas de Inteligência Artificial em comparação com seu antecessor.
2. Imagens e câmeras melhores
A qualidade de imagem recebeu uma grande atenção no anúncio do Snapdragon 845. Graças à tecnologia Spectra 280 ISP, as fotos e vídeos da câmera do seu smartphone Android podem ser turbinados. Tecnicamente, o chip deve suportar a captura de imagens de 16 megapixels em até 60 fps, com vídeos em Ultra HD Premium 4K. Também há a promessa de melhorias na profundidade e gama de cores. Segundo a empresa, as imagens devem ficar com tons ainda mais vivos e com contrastes definidos.
Snapdragon 845 promete imagens melhores (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)
Outra novidade é a melhoria de desempenho em locais com baixa luminosidade, por meio de uma nova estabilização de imagem acelerada por hardware. Por fim, há um algoritmo que é capaz de preservar mais detalhes da fotografia ao aplicar redução de ruído em áreas de pouca luz ou sombreadas.
3. Internet mais veloz
A Internet do seu celular pode ficar mais rápida com o Snapdragon 845. Segundo a Qualcomm, o novo modem X20 LTE deve melhorar em até 20% "in Peak" (número total de dispositivos conectados simultaneamente) em relação à primeira geração do equipamento com conectividade Gigabit. A promessa é atingir velocidade de até 1,2 Gb/s – número suficiente para baixar um filme de 3 GB em três minutos, por exemplo.
Novo processador deve melhorar a conexão em até 20% em relação à geração passada (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)
A Qualcomm também afirma que o desempenho Wi-Fi foi melhorado, particularmente em redes lotadas. De acordo com a fabricante, a Internet da sua casa pode ficar até 16 vezes mais rápida em relação ao chipset anterior. O modem deve entregar até 30% mais eficiência e oferecer melhor experiência de uso – reduzindo o número de quedas eventuais da rede.
4. Bateria de longa duração
Seu celular não aguenta muito tempo longe da tomada? O Snapdragon 845 chega com a ambição de mudar esse cenário e aumentar a duração da bateria dos smartphones. A companhia afirma que o novo chip suporta mais de 20 horas de reprodução de vídeo e mais de quatro horas em vídeos 4K feitos com dispositivos móveis.
Com aparelhos de realidade virtual e imersão, o chip deve suportar até mais de três horas de uso. Já para utilizar a função Ultra HD Voice, o equipamento dispõe de mais de duas horas em chamadas de voz, com qualidade melhorada e áudio mais claro.
Tecnologia Quick Charge 4 promete recarregar o celular de 0% a 50% em 15 minutos (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)
A tecnologia Quick Charge 4 também deve ajudar a manter o celular distante dos carregadores. O recurso é capaz de carregar o smartphone de 0% até 50%, em apenas 15 minutos, de acordo com a fabricante. Compatível com USB-PD, o produto deve funcionar em diferentes tipos de aparelhos.
5. A mesma litografia do 835
Conforme previam os rumores, uma característica não mudou no processador: ele continua sendo fabricado com a litografia de 10 nanômetros. Isso significa que, no interior do chip, a distância entre terminais dos transistores mede 10 nm. É importante ressaltar que os transistores são responsáveis pelo processamento de dados do equipamento. Distâncias menores são essenciais para ganhar espaço livre e mais transistores (ou seja, mais processamento) e, consequentemente, desenvolver um chipset com tamanho ainda mais reduzido.
Snapdragon 845 chega com a mesma litografia de seu irmão mais velho, o Snapdragon 835 (Foto: Divulgação/Qualcomm)
6. Segurança em primeiro lugar
O Snapdragon 846 recebeu uma unidade de processamento e segurança, que opera como um cofre isolado para lidar com informações confidenciais, como a identificação biométrica. A função cria uma "ilha segura" para proteger a sua impressão digital, desbloqueio de íris ou face, com o objetivo de isolar seus dados de estranhos e hackers.
Assim, mesmo que seu celular seja invadido, pessoas mal-intencionadas não poderão acessar a Unidade de Processamento Seguro. O chip também armazena informações de pagamento e dados do cartão SIM.
Ficha Técnica do Snapdragon 845
Qualcomm Spectra 280 ISP
Adreno 630 Visual Processing Subsystem
Qualcomm Hexagon 685 DSP
Snapdragon X20 LTE Modem
Qualcomm Aqstic Audio
Qualcomm Quick Charge 4+
Kryo 385 CPU
Secure Processing Unit
* A jornalista viajou ao Havaí a convite da Qualcomm.