O Google, Facebook e Microsoft abandonaram o emoji de arma de fogo nesta semana, substituindo-o pela figura de uma arma de brinquedo. Empresas como Apple, WhatsApp, Twitter e Samsung já tinham criado a sua própria versão "limpa" do ícone nos últimos anos. A previsão é de que os usuários do Android recebam o emoji reformulado a partir da versão 9.0 do sistema operacional. Já a Microsoft, última empresa a acompanhar a mudança, divulgou nesta terça-feira (24) uma prévia da aparência do símbolo em seu perfil oficial no Twitter. Em contrapartida, o Facebook não apresentou ainda um design para o emoji.

Em meio ao polêmico debate sobre a regulamentação de armas nos Estados Unidos, o redesenho do símbolo por grandes empresas de tecnologia representa um importante passo em direção ao combate à representação de armas nos emojis. Em 2016, a Apple foi a primeira companhia a adotar a pistola de água. Por outro lado, três anos antes a Microsoft já tinha lançado uma versão de arma de raios de brinquedo. O emoji de arma de fogo da desenvolvedora do Windows foi lançado somente em 2016, dois anos atrás.

Microsoft adota emoji de pistola d'água (Foto: Divulgação/Microsoft)

Emoji de arma de brinquedo

Em 2018, a Samsung e o Twitter procuraram mante

... r o padrão da Apple ao desenvolverem uma pistola de água igualmente verdes e de design semelhante. Assim, o Google se diferencia mais pela escolha de cores: arma laranja e tanque amarelo.

Evolução da pistola para arma de brinquedo das empresas de tecnologia (Foto: Divulgação/Emojipedia)

A Microsoft não declarou ainda oficialmente o design do emoji, mas considerando a prévia divulgada pela empresa, o visual será uma mistura do Google e Apple: arma verde e tanque amarelo e vermelho. O redesenho ajuda a diminuir os problemas de comunicação entre os emojis das diferentes plataformas. Dessa forma, há uma integração do símbolo de arma de brinquedo nos teclados em aparelhos Apple, Google e Samsung.

Qual emoji falta no seu teclado do WhatsApp ou Facebook? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo