O ROG Phone é o novo smartphone gamer da Asus, anunciado em junho de 2018. Com ficha técnica avançada, o celular chama a atenção pela tela com taxa de atualização de 90 Hz e o conjunto de acessórios, como o TwinView Dock, para visualização em tela dupla. Do outro lado, o Nubia Red Light – lançado em maio de 2018 pela ZTE – traz características similares, mas chama a atenção pelo design vibrante com luzes de LED na traseira.
Apesar de não serem vendidos no Brasil, os telefones vêm se destacando entre os jogadores pelas suas especificações e sistemas de refrigeração. Acompanhe o comparativo a seguir e conheça as semelhanças e diferenças entre o Asus ROG Phone e o Nubia Red Light.
Design
O desenho dos dois celulares segue o padrão adotado pela indústria gamer, com acentuações mais elevadas e detalhes em cores que contrastam com a aparência escura dos aparelhos. O ROG Phone foi apresentado na cor preta e o Nubia Red Light em vermelho e preto.
Na parte de trás o celular da ZTE, uma linha em LED é capaz de exibir 16 milhões de cores, em quatro diferentes efeitos. Já o ROG Phone é compatível com acessório que permite plugar fones de ouvido e carregador na lateral do aparelho, para poder jogar mesmo enquanto ele carrega, não importando a posição do smartphone.
Tela
A tela é um ponto em comum entre o ROG Phone e o Nubia Red Light. Ambos contam com 6 polegadas e resolução Full HD+ (2160x1080 pixels), com densidade de 402 pixels por polegada (ppi). Os displays também são em formato 18:9, mais estreito.
No smartphone da Asus, uma das vantagens é a compatibilidade com conteúdo HDR, que melhora os níveis de contraste. Outro detalhe importante é a taxa de atualização da tela, que é de 90 Hz, enquanto o Nubia segue o padrão de 60 Hz, visto em demais celulares fora do segmento gamer.
Isso quer dizer que as imagens são atualizadas mais vezes por segundo no ROG Phone e, assim, a percepção da transição entre as cenas é menor, dando mais fluidez ao jogo. Porém, apesar da configuração mais avançada, o lançamento da Asus perde para o Razer Phone, que tem taxa de 120 Hz.
Câmeras
As câmeras dos celulares seguem propostas diferentes. No ROG Phone, a aposta foi pela câmera dupla, com sensores de 12 e 8 megapixels. Uma das lentes é grande angular. Já o celular da ZTE focou na quantidade de pixels, em sensor único de 24 megapixels.
Quando o assunto é selfie, os dois devem entregar um resultado parecido, já que fotografam com resolução de até 8 megapixels.
Processador, memória RAM e armazenamento
O ROG Phone também sai na frente quando o assunto é desempenho. Isso porque traz o processador Qualcomm mais poderoso do momento, o Snapdragon 845, de 8 núcleos e velocidade de até 2,96 GHz.
Sua unidade de processamento gráfico (GPU) é igualmente avançada, a Adreno 630. O telefone tem memória RAM de 8 GB. O conjunto de especificações deve ser mais do que suficiente para rodar jogos pesados sem travamentos.
A versão do processador do Nubia Red Light é anterior, o Snapdragon 835 com 8 núcleos e 2,35 GHz. O chip gráfico é a Adreno 540, também inferior ao usado no ROG. Ele é vendido em edições com memória RAM de 6 GB ou 8 GB.
O armazenamento dos smartphones é robusto. O ROG Phone foi anunciado em versões com 128 GB ou 512 GB, enquanto o Nubia Red Light é encontrado em opções de 64 GB ou 128 GB. Nenhuma das fabricantes informa sobre a compatibilidade de cartão microSD na ficha técnica dos aparelhos. Ambos saem de fábrica atualizados com o Android O (8.1).
Bateria
No quesito bateria, os aparelhos devem apresentar resultados semelhantes, pois têm capacidade parecida: 4.000 mAh no ROG Phone – com sistema de carregamento rápido – e 3.800 mAh no Nubia. Na prática, as fabricantes afirmam que os celulares passam um dia inteiro fora da tomada.
Recursos extras
Para evitar o superaquecimento, os dois smartphones contam com sistemas de refrigeração, sendo por câmara de vapor 3D no ROG Phone e por propagação de ar no Nubia Red Light. Eles também são equipados com biometria por leitor de impressão digital.
O lançamento da Asus se destaca pelos acessórios, que permitem incluir mais uma tela para jogos, como o TwinView Dock. Há, também, uma dock para se conectar com monitor, teclado, mouse, assim como o Samsung DeX, para Galaxy S9. Os itens são vendidos separadamente.
Preço e custo-benefício
O Nubia Red Light foi anunciado por US$ 399, o que equivale a cerca de R$ 1.470 em conversão direta. O aparelho não é vendido oficialmente no Brasil e, assim como o ROG Phone, pode ser importado. A Asus, por sua vez, ainda não anunciou o valor de lançamento do ROG Phone.
Qual é o melhor celular top de linha à venda no Brasil? Descubra no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Entenda como funciona ThinQ, interface de inteligência artificial da LG
- iPhone 4S: cinco motivos para não trocar o celular antigo da Apple
- Phantom 4: primeiro drone autônomo do mercado tem câmera 4K
- Apps para colocar texto em fotos: veja os cinco melhores aplicativos
- Steam Support: resolva problemas da plataforma com a ferramenta
- TV analógica deixa o Brasil a partir deste ano; veja como se adaptar
- Rock Band 4 e Cavaleiros do Zodíaco estão nos lançamentos da semana
- Samurai Shodown: Yoshitora é destaque em trailer inédito
- Cofundador do Twitter tem conta invadida em ataque após Zuckerberg
- O que é NIT? Veja como consultar o Número de Inscrição do Trabalhador