A Valve conta com uma ferramenta que busca manter os ambientes dos jogos mais saudáveis e sem trapaças: o Valve Anti-Cheat System, ou VAC. Com ele a desenvolvedora monitora atividades em mais de 100 jogos do Steam, como Counter Strike: Global Offensive (CS:GO) e Dota 2, buscando usuários que usam cheats e hacks para ganhar vantagem nos jogos. Como resultado, milhares de jogadores já foram banidos, entre usuários casuais e pro players. Veja, a seguir, como o VAC funciona e quais as punições que ele aplica.
O que é o VAC?
O VAC é um sistema automatizado que monitora as ações dos usuários em comunidades gamers. A ferramenta observa desde a interação do jogador com os outros players até possíveis trapaças, para controlar os comportamentos tóxicos da rede e evitar o uso de cheats.
Assim, caso um usuário tenha algum comportamento considerado tóxico em um servidor protegido pelo VAC, pode ser banido temporariamente da rede. A punição é mais grave para os jogadores que usarem um computador com cheats instalados: o ban é definitivo.
Qualquer modificação de terceiros feita nos jogos para dar vantagem a um usuário é classificada como cheat ou hack. Isso inclui alterar os principais arquivos executáveis (EXEs) e bibliotecas de ligação dinâmica (DLLs). Qualquer jogador que detectar um usuário suspeito de trapaça pode fazer a denúncia para o VAC pelo e-mail [email protected], ou através do Steam.
Em quais jogos o VAC funciona?
Ao todo, o VAC funciona em 106 jogos e 380 DLCs. Entre eles estão Call of Duty: WWII, ARK: Survived Evolved, DiRT 4 e Ballistic Overkill. Clássicos feito Killing Floor 2, Call of Duty: Black Ops 3 e Left 4 Dead também estão inclusos. Isso sem falar de nomes importantes dos esports, como Dota 2 e Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO).
Quais são as punições do VAC?
Foi pego pelo VAC usando cheats? Se você for um jogador casual, terá a conta Steam afetada e não poderá jogar em servidores protegidos pelo VAC, apenas servidores desprotegidos. Também não será possível mover itens e jogos para uma conta Steam diferente, presentear o jogo no qual ele foi banido, enviar guias ou artes para Centrais da Comunidade e nem votar em conteúdo da Oficina.
O que acontece com um pro player banido pelo VAC?
Um pro player pego pelo VAC será impedido de competir. Se isso acontecer em um torneio da ESL, a suspensão será de dois anos. Em outras grandes ligas e eventos a suspensão é permanente, mas a organização pode voltar atrás. O fato ocorreu com Josh "steel" Nissan, cujo ban VAC foi recentemente removido pela StarSeries, torneio de CS:GO. Agora, seu time, a Ghost Gamingm, poderá participar das qualificatórias para StarSeries i-League Season 6. Mas não são todos os pro players que têm a mesma sorte. Joel "Kamraten" Elmkvist, Patryk "Patitek" Fabrowski, Bjarki "BDSM" Viðarsson, por exemplo, foram acusados de cheats e banidos em definitivo do competitivo de CS:GO.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Rádio ou relógio? Conheça caixas de som com ‘múltiplas’ funções
- SSD NVMe: veja seis opções de armazenamento rápido para comprar em 2020
- Jogamos com a personagem Sombra, nova heroína do game Overwatch
- Como funciona o Raspberry Pi? Entenda a tecnologia e sua aplicabilidade
- Como criar uma conta na Xbox Live pelo celular
- Fortnite lança Capítulo 2 com novo mapa e armas; veja como instalar
- Xiaomi anuncia Pocophone F1 com Snapdragon 845; conheça a ficha técnica
- Mortal Kombat X e Deus Ex s?o destaques nos trailers da semana
- Five Nights At Freddy’s 4: último capítulo da saga de horror é anunciado
- Aprenda a salvar fotos do iPhone no Google Drive