Os torneios de jogos como League of Legends (LoL), DotA 2, Counter Strike Global Offensive (CS:GO) e Clash Royale comprovam o sucesso dos esports nos dias atuais. Mas o cenário competitivo evoluiu muito nos último anos para se estabelecer e chegar aos prêmios milionários de hoje em dia. No ano 2000, quando os games faziam sucesso nas lan houses, os esports eletrônicos davam seus primeiros passos. Para fazer você voltar no tempo, o TechTudo selecionou os seis jogos que deram os prêmios mais altos no ano 2000. Os dados foram retirados do Esports Earnings.

6 - Age of Empires

Age of Empires foi um dos jogos de mais sucesso do fim dos anos 1990 e início dos anos 2000. Além de conquistar muito jogadores casuais, o título também marcou presença no cenário competitivo. No ano de 2000, o game teve um único torneio, disputado por quatro jogadores, que distribuiu US$ 9,5 mil (R$ 35,6 mil) em prêmios.

Desenvolvido pela Ensemble Studios e lançado em 1997 pela Microsoft, Age of Empires foi o primeiro título da franquia. Do gênero de estratégia em tempo real (Real Time Strategy, ou RTS, em inglês), o game permite controlar civilizações ancestrais, recolhendo recursos para fazer melhorias e expansões geográficas. Além disso, o jogador deve se defender de civilizações inimigas e avançar durante as quatro eras (Idade da Pedra, Idade da Ferramenta, Idade do Bronze e Idade do Ferro).

5 - Counter-Strike

Counter-Strike distribuiu US$ 26,3 mil (R$ 98,6 mil) em torneios no ano 2000 e está na quinta posição do ranking. Ao todo, foram duas competições do game disputadas por um total de 62 jogadores só neste ano. Nessa época, o título dava seus primeiros passos no cenário competitivo. Anos depois, a franquia viria a se consagrar na cena com a atualização do jogo CS 1.6 e as edições CS: Source e CS:GO.

Lançado pela Valve Corporation, Counter-Strike foi o primeiro jogo da série FPS. Nele, os jogadores se enfrentam em times de terroristas e contra-terroristas, disputando uma série de rounds com objetivo de desarmar/armar bombas, ou eliminar o time adversário.

4 - Fifa 2000

O simulador de futebol aparece na quarta posição do ranking. Fifa 2000 distribuiu US$ 50 mil (R$ 187.8 mil) em único torneio realizado no ano, disputado por quatro jogadores. Desenvolvido pela EA Canada e lançado em 1999 pela Eletronic Arts, Fifa 2000 foi o sétimo jogo da franquia. Nele, os jogadores puderam disputar partidas em 18 ligas diferentes, entre elas a Liga dos Campeões, Campeonato Brasileiro e La Liga (Espanha). A Major League Soccer, liga de futebol dos EUA, apareceu pela primeira vez na franquia a partir de FIFA 2000.

3- Age of Empires II: The Age of Kings

Age of Empires II: The Age of Kings é o segundo jogo da franquia neste ranking. Desenvolvido pela Ensemble Studios e lançado em 1999 pela Microsoft, Age of Kings é o segundo jogo da série Age of Empires. Do gênero de estratégia em tempo real (Real Time Strategy, ou RTS, em inglês), Age of Empires II permite controlar 13 civilizações, jogar cinco campanhas diferentes onde se deve recolher recursos, fazer melhorias e expansões geográficas. Além disso, o jogador deve se defender de civilizações inimigas, e avançar durante as quatro eras (Idade das Trevas, Feudalismo, Idade Média e Era Imperial).

No ano 2000, jogo distribuiu US$ 54,9 mil (R$ 206,4 mil) em três torneios, disputados por um total de nove jogadores.

2- StarCraft: Brood War

O jogo distribuiu US$ 129,8 mil (R$ 486,4 mil) em sete torneios disputados por 47 jogadores. Desenvolvido e lançado pela Blizzard Entertainment em 1998, Brood War é expansão de StarCraft, jogo de estratégia em tempo real (Real Time Strategy, ou RTS em inglês). A expansão trouxe novas campanhas, mapas, música e unidades extras para cada raça, além de upgrades avançados

1- Quake III Arena

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O jogo que mais premiou jogadores em torneios no ano 2000 foi Quake III Arena. Foram US$ 418,2 mil (mais de R$ 1.5 milhão) em 23 torneios disputados por 97 jogadores. Desenvolvido pela id Software e lançado pela Activision em 1999, o game de tiro é o terceiro da série Quake, e seu destaque é a ausência do modo single-player, focando apenas no multiplayer. Além disso, o jogo marcou época por seu design minimalista, extensivas opções de customização de personagem e recursos avançados de movimento, como salto direto, salto com foguete e escalada de plasma.

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Via Esports Earnings



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