A Anatel irá bloquear celulares piratas nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste a partir do próximo domingo (24). Os dispositivos afetados são aqueles que não foram homologados pela Agência reguladora ou que têm o IMEI clonado, habilitados a partir de 7 de janeiro, nos estados do Amazonas, Roraima, Pará, Amapá, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais e São Paulo. Vale lembrar que smartphones importados não serão atingidos.
A ação faz parte do projeto Celular Legal, da Anatel, que busca conter a venda de celulares irregulares e reduzir o número de roubos. Segundo a agência, 244.217 telefones já foram bloqueados em todo o Brasil.
Esta é a última etapa do programa Celular Legal, que já atingiu 244.217 dispositivos no país, e tem 15 estados brasileiros como alvo. Os celulares que não foram homologados ou que possuem IMEI clonado e foram habilitados a partir de 7 de janeiro serão bloqueados pela Anatel. A ação já está em vigor nas seguintes regiões:
- Centro-Oeste: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul)
- Norte: Acre, Rondônia, Tocantins
- Sudeste: Espírito Santo e Rio de Janeiro
- Sul: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul
A medida não afetará celulares importados, desde que estejam certificados por órgãos estrangeiros equivalentes à Agência Nacional de Telecomunicações. Dessa forma, smartphones de marcas conhecidas, como Xiaomi, Oppo, entre outras, não serão atingidos pela ação.
A Anatel ressalta que apenas celulares irregulares serão alvos da ação. Segundo a agência, é possível consultar a situação do dispos
Via Anatel
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como enviar SMS grátis na TIM
- DLC torna The Legend of Zelda Breath of the Wild ainda melhor
- Site de aposta de futebol: conheça opções para a Copa do Mundo 2018
- Smart City do Rock: tecnologia permite monitoramento total do Rock in Rio
- Google Play Games adota username, assim como Xbox Live e PSN
- Instagram Stories: conheça os perfis mais vistos do mundo
- Roteador DIR-825, da D-Link, promete velocidade de até 1.200 Mb/s
- CS:GO: MIBR perde para Na'Vi e deixa StarLadder Berlin Major 2019
- Vale a pena comprar a GTX 960? Veja prós e contras da placa de vídeo
- IPVA 2019 no Paraná: como gerar o boleto e pagar no site do Detran-PR