Um ataque ao Outlook provocou o vazamento de e-mails de usuários do outlook.com, msn.com e hotmail.com durante meses. A Microsoft começou a alertas vítimas na última sexta-feira (12) sobre o comprometimento de endereços, nomes de pastas e assuntos de mensagens.
Mais tarde, a empresa admitiu que o problema havia sido bem maior: entre 1º de janeiro e 28 de março, cerca de 6% das contas interceptadas também teriam tido conteúdos de mensagens comprometidos. Nenhuma conta corporativa teria sido afetada, mas a empresa ainda não revelou o número de perfis pessoais envolvidos.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Os criminosos exploraram uma brecha de segurança presente no serviço de suporte da Microsoft para obter dados de e-mails de usuários. A maioria das informações foram restritas a endereços, assuntos de e-mails e nomes de pastas pessoais criadas na versão web do serviços. Porém, invasores também foram capazes de acessar o corpo de mensagens trocadas por alguns usuários.
A Microsoft só admitiu a gravidade do problema depois que o portal americano de tecnologia Motherboard teve acesso a uma mensagem oficial que alertava o grupo de usuários mais afetados, contendo instruções mais detalhadas de segurança. Segundo a publicação, uma fonte ligada à Microsoft também informou que os dados roubados teriam estado sob o controle dos criminosos por mais tempo, ao longo de pelo menos seis meses.
O acesso completo a e-mails, ainda segundo o Motherboard, teria sido usado por hackers para resetar contas do iCloud e desbloquear iPhones roubados. A Microsoft não detalhou se as contas invadidas teriam sido utilizadas com esse propósito.
Como se proteger
Segundo a Microsoft, a invasão a contas do Outlook não permitiu acesso a senhas ou outras credenciais de login. Ainda assim, a empresa recomenda que usuários resetem os dados de acesso à conta como medida de precaução. Veja como fazer isso no tutorial a seguir.
Passo 1. Acesse login.live.com e faça login na sua conta do Outlook, MSN ou Hotmail usando e-mail e senha;
Passo 2. Clique na sua foto de perfil no canto superior direito e selecione “Exibir conta”;
Passo 3. Na tela de conta, expanda o menu “Mais ações” e escolha a opção “Alterar senha”;
Passo 4. É provável que o Outlook solicite uma confirmação de login por meio de um meio alternativo, como um celular, um e-mail secundário ou um aplicativo gerador de códigos. Selecione uma das opções para prosseguir;
Passo 5. Em geral, é preciso informar manualmente o meio alternativo para obter o código, seja um número de telefone ou um endereço de e-mail. Em seguida, pressione o botão “Enviar código”;
Passo 6. Digite no campo o código rece
Passo 7. Ao acessar a página de redefinição de senha, digite o código atual no primeiro espaço e informe a nova senha nos dois campos seguintes. Pressione “Salvar” para finalizar.
Via Motherboard e The Verge
Como corrigir o fuso horário no Outlook? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Seis serviços de e-mail alternativos ao Gmail
- Top 20: veja as contas mais seguidas nas redes sociais em 2019
- Sony Xperia XA2 chega ao Brasil em kit especial; preço parte de R$ 1.699
- CES 2020: LG anuncia nova linha de TVs e produtos para casa conectada
- Aplicativo de frases: lista traz apps com mensagens bonitas e de amor
- Como usar o Spotify para ouvir músicas salvas no celular
- Heroes of the Storm: aguardado MOBA da Blizzard terá versão física
- Plasma Mobile é a interface baseada em Ubuntu Touch da KDE
- Microsoft cria projeto para monitorar mosquito da Zika; entenda proposta
- Cinco apps para tirar fundo de foto pelo celular