O Google lançou nesta quarta-feira (8) as carinhas do mais recente pacote de Emoji 12.0 para Android. São 230 novos emojis para 2019, focados em diversidade e acessibilidade, que trazem também figurinhas para ilustrar pessoas com deficiência, casais inter-raciais e desenhos sem gênero específico.
Os emojis fazem parte da versão beta do Android Q. A atualização está disponível para todos os celulares Google Pixel e outros 15 aparelhos de fabricantes como Sony, OnePlus, Nokia e LG. Como todos os softwares beta, os designs lançados pelo Google podem sofrer alterações antes do lançamento da versão final. Confira a seguir as carinhas inéditas do pacote de emojis para Android.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Além do lançamento dos emojis aprovados pela Unicode para 2019, o Google também desenvolveu uma figura não-binária e adaptou 53 ilustrações humanas de homem e mulher para oferecer uma terceira opção de gênero. Figuras como vampiro, zumbi, fada e outros ganharam uma nova versão para quem deseja não definir seu sexo.
Em entrevista ao site Fast Company, a designer do Google Jennifer Daniel não esclareceu como se referir ao novo emoji: "Não chamamos esse personagem de não-binário, terceiro gênero ou assexual — e nem de unissex". A proposta da nova carinha é trazer inclusão, e reconhecer o gênero como um espectro, de forma que a figura pode ser masculina, feminina ou outra identidade de gênero.
Nas novas imagens do Google, alguns emojis sofreram alterações ao incluírem a versão própria para o terceiro gênero, como mudança de penteado e outros em vestimentas. Por exemplo, o vampiro não-binário (ilustrado na segunda coluna da figura abaixo) usa uma corrente no pescoço, em vez de uma gravata borboleta ou colar. Já a figura de sereia aparece de braços cruzados, diferente da edição feminina de top, e da masculina com o tridente.
Mais acessibilidade e inclusão
O pacote Emoji 12.0 defende a representatividade a partir da estreia de diversas figurinhas que visam à inclusão de casais inter-raciais, pais do mesmo sexo, e pessoas de todas as etnias. Além da maior oferta de imagens de tons de pele diferentes e casais variados, os novos emojis seguem a campanha defendida pela Apple no ano passado de representação para pessoas com capacidades diferentes e dispositivos orientados para acessibilidade
Via Emojipedia, Fast Company, Cnet e 9to5google
Qual emoji falta no seu teclado do WhatsApp ou Facebook? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- NFA de Free Fire: veja calendário de torneios para 2021
- Sete motivos para comprar um PC gamer em vez de um console
- Dia da Terra: Google Earth celebra com nova versão para web e Android
- Assassin's Creed: Brasil pode virar cenário em possível jogo da série
- Android pode ganhar função de privacidade 'inspirada' no iOS 14
- Compartilhar música do Spotify no Instagram dá erro? Usuários reclamam
- Simulador Brasileirão 2020: como testar resultados e ver classificação
- Apex Legends recebe novo evento Voidwalker; confira detalhes do patch
- Xiaomi inventa celular com tela deslizante na traseira
- Metal Gear Solid 5, Mortal Kombat e mais jogos estão em promoção