FIFA é uma franquia de simulação de futebol com grande sucesso comercial produzida pela EA Sports. Com uma grande comunidade de jogadores casuais, o game desenvolveu um cenário competitivo que conta com um calendário de torneios amplo. Porém, nem sempre as coisas correm da forma que deveriam. Bugs do game, nervosismo dos jogadores e tentativa de forjar documentos estão entre os motivos de polêmicas nos campeonatos. Confira, a seguir, cinco casos polêmicos envolvendo FIFA e seus torneios de esports.
Eliminação do Pedro Resende na FUT Champions Cup
Durante uma partida válida pela FUT Champions Cup, o brasileiro Pedro Resende perdia por 3-2 para o pro player britânico Fully, já na prorrogação. Nesta etapa do jogo, ocorreu um bug que causava a troca indesejada de posição entre os jogadores dos times. Em um lance em que a falha não aconteceu, Pedro empatou o placar em 3-3, levando o jogo para os pênaltis. A EA interviu na partida, reiniciando o jogo a partir do momento em que a falha havia acontecido pela primeira vez. Após isso, nenhum dos dois jogadores conseguiram marcar gols e a partida terminou com vitória britânica.
Isso foi motivo de protestos na comunidade, visto que o bug acontecia com certa frequência durante os jogos desde o lançamento do game. Além disso, o lance do gol de empate especificamente não foi influenciado pela falha, fazendo com que Pedro e seus fãs se sentissem prejudicados. A decisão não foi modificada, e Fully avançou na competição.
Gamer alemão abandona partida em andamento no Pré-Mundial
Não é raro ver jogadores ficando nervosos e deixando partidas em andamento, ato conhecido na comunidade como "ragequit". Como em campeonatos oficiais há prêmios em jogo, é mais difícil disso acontecer. Porém, esse foi o caso de Erhan "DrErhano" Kayman, pro player alemão, que deu ragequit durante uma partida válida pelo Pré-Mundial de FIFA18. O jogador estava perdendo e sendo eliminado mas poderia ganhar o equivalente a R$ 4 mil caso se classificasse.
DrErhano havia perdido as três partidas anteriores e teria de vencer para seguir no torneio. Em seu quarto jogo, o alemão estava perdendo pelo placar de 4 a 2, até que desistiu totalmente e abandonou o game. Com isso, o pro player foi eliminado do torneio.
Paulo Neto desclassificado da eNations Cup por alteração de idade
Classificado para a eNations Cup de FIFA19, Paulo "Pauloneto999" Neto foi desclassificado da competição por uma suposta alteração de sua data de nascimento. A organizadora do evento declarou que ele havia forjado o cadastro para se passar por maior de 16 anos, idade mínima para a participação no torneio e não completada por Paulo até a inscrição na competição. O pro player brasileiro se defendeu, afirmando que não foi informado pela EA da restrição. O substituto de Paulo Neto foi Victor "Tore" Santos, jogador registrado pelo Ajax Esports.
Trapaça que impedia derrotas na Weekend League
Alcançar 27 vitórias em 30 jogos na Weekend League é um dos requisitos para que seja possível jogar profissionalmente a FUT Champions Cup, torneio organizado pela EA Sports. Com essa modalidade de jogo sendo importante para a classificação, qualquer erro nela afeta os torneios em si. Durante um período do FIFA19, era possível desligar o console durante a partida e, assim, evitar a derrota, que deixava de ser contabilizada. Após apelos da comunidade, a produtora do game corrigiu o bug.
Goleiro defendendo com a mão fora da área
Na final da chave de PlayStation 4 da FUT Champions Cup, Nicolas &am
Via Reddit
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Call of Duty, Luigi's, MediEvil: veja os jogos que chegam em Outubro
- F1 2021 ganha data de lançamento no PS4/PS5, PC, Xbox One e Series X/S
- Como usar a TV digital do Moto G e Moto E?
- Instagram lança guia para evitar que adolescentes corram perigo no app
- DreamHack Masters Marseille 2018: saiba tudo sobre o campeonato de CS:GO
- Farming Simulator: veja evolução do jogo de fazenda que é sucesso
- Saiba quais são os componentes de um disco rígido e como ele funciona
- Como funcionam as estrelas de classificação da Netflix; entenda
- Confira cinco fones de ouvido para quem ama viajar
- Geladeira smart: veja oito opções para comprar no Brasil