A Sony já revelou alguma especificações técnicas da sua consola de nova geração, a PlayStation 5. No entanto, ainda não temos ideia do poderia real do aparelho. Dito isto, segundo tudo aquilo que sabemos, é seguro dizer que a PS5 irá ser pelo menos 4x mais poderosa que a atual PS4 Pro!

PS5 é 4x mais poderosa que a PS4 Pro… Mas será isto suficiente para alcançar os 4K60FPS?

Pois bem, o site ComputerBase fez alguns testes, para perceber afinal qual é o poder da nova consola da Sony. Chegando ao ponto de testar máquinas equipadas com a nova ‘Navi’ RX 5700, mas também a antiga placa baseada na arquitetura Polaris, a AMD Radeon RX 590.



Caso não saiba, o GPU da PlayStation 5 é baseado na mesma arquitetura Navi desta Radeon RX 5700. Por isso, esta placa gráfica é o que mais se assemelha ao poderio gráfico da PS5, no mercado atual. (Apesar do GPU ‘Navi’ da PS5 ter suporte a Ray Tracing em tempo real. Algo que as mais recentes placas da AMD ainda não suportam.)

Portanto, segundo toda esta especulação, a PS5 conta com mais ou menos 14.7 TFLOPs de poder computacional, graças à combinação do seu processador Ryzen (Zen 2) e GPU Navi.

Para ter noção deste resultado, a PS4 Pro conta com ‘apenas’ 4.2 TFLOPs de poder computacional, que não é suficiente para renderizar os jogos mais recentes na tão desejada resolução 4K.

A nova PlayStation 5, deverá marcar um salto geracional nunca antes visto, no mundo das consolas!

Segundo estes cálculos, que mais uma vez saliento serem baseados em pura especulação… A PS5 deverá conseguir correr jogos na resolução 4K sem grandes problemas. (O Ray Tracing ainda é um grande ponto de interrogação!)

Dito isto, vai ser muito interessante ver como é que a Microsoft Xbox Scarlett se compara à oferta da Sony. Visto que também tem como grande objetivo, alcançar os 4K em todo e qualquer jogo.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Fonte