A Xiaomi fez dois anúncios muito importantes, durante a conferência ‘Images of the Future’. Em suma, a gigante Chinesa afirmou que vai implementar dois sensores de captura de imagem Samsung, nos seus novos Smartphones… Um de 64MP (ISOCELL GW1) e um outro ainda mais interessante de 108MP.

O novo ‘budget King’ Redmi 8 deverá chegar ao mercado com o sensor de 64MP no final do ano!

Este sensor de 64MP tem andado nas bocas do mundo, chegando com um tamanho de pixel de 0.8μm, e ainda com a tecnologia TetraCell para conseguir juntar 4 píxeis num só (16MP), de forma a aumentar significativamente a qualidade de imagem em ambientes com pouca luz ambiente. (Se a luz não for problema, a captura será feita com os normais 64MP).

Portanto, com a chegada deste sensor ao Redmi 8, podemos dar as boas vindas a uma qualidade fotográfica acima da média, às gamas mais baixas do mercado. Com isto não quer dizer que a qualidade atual seja má, mas que com a adição deste sensor, vamos mesmo presenciar um aumento bastante interessante na qualidade fotográfica no mercado abaixo dos 200€.

No entanto, o que é realmente interessante no meio de tudo isto, é o sensor de 108MP, também ele produzido pela Samsung!

Consegue imaginar imagens com a resolução de 12032×9024? Pois bem, não falta muito tempo para as ter no seu smartphone. Afinal, este sensor ISOCELL deverá fazer parte do próximo topo de gama da Xiaomi, o Mi Mix 4.

Contudo, mais píxeis não significa que a qualidade fotográfica seja boa!

Apesar do número incrível de MPs… A verdade é que estes sensores foram pensados para serem componentes de gama média. Por isso, muito provavelmente não irá ver nenhum deles num smartphone ‘Premium’, como o Galaxy S, iPhone ou Pixel.

Em boa verdade, não é por acaso que a Samsung produz estes sensores, mas depois acaba por utilizar outros completamente diferentes no seus próprios smartphones de gama alta. (Com um número de píxeis vastamente mais baixo)


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.