O mundo ainda não parou de falar do novo Mi MIX Alpha. Afinal de contas é um equipamento realmente inovador, especialmente devido ao ecrã que rodeia todo o dispositivo. No entanto este não é o único pormenor interessante. É que temos também a câmera principal de 108MP. Entretanto eis que todas as atenções se viram agora para um dispositivo desconhecido da Xiaomi que vai ter uma característica muito interessante. A possibilidade de gravação de vídeo 8K mas com um twist.

Xiaomi aposta na gravação de vídeo 8K mas com um “twist”

A novidade foi descoberta pela equipa do XDA Developers que tem sempre muito jeitinho para descobrir estas coisas. No entanto e apesar de um futuro topo de gama da Xiaomi ir suportar a gravação de vídeo 8K, isto não é exatamente especial. É que já existem alguns smartphones que podem fazer isso, como o Nubia Z20 e o Red Magic 3s. No entanto, ao contrário dos smartphones mencionados acima, este dispositivo vai capturar vídeo a 30fps e não a 15fps.

A descoberta foi feita na análise à aplicação MIUI Camera na atualização beta MIUI 11 lançada recentemente na China. Uma sequência na desmontagem do APK revela que o smartphone poderá gravar 8K (4320) a 30fps. A desmontagem também inclui uma imagem de 8K 30FPS, que provavelmente será um ícone da aplicação quando alternar para o modo de gravação.

Especula-se que a gravação de vídeo a 8K seja uma tarefa fácil para o próximo chipset principal da Qualcomm – o Snapdragon 865. Com o processador de imagem atualizado, 4320 pixéis a 30fps deve ser possível.

Por enquanto o nome do dispositivo da Xiaomi ainda é desconhecido. No entanto, este equipamento não deverá ser o único a receber esta característica. Dito isto, não ficaremos surpreendidos se esta funcionalidade chegar também ao próximo smartphone principal da Redmi, que deve ser o Redmi K30 Pro.

Leia também:

Always-on a cores chega ao Xiaomi Mi 8, Mi 8SE e Mi Mix 3