Como deve saber, enquanto os processadores Intel andam a sofrer com o falhanço no processo de 10nm, e a AMD contínua a fazer a festa com o sucesso dos Ryzen 3000… A gigante dos micro-processadores andou trabalhar numa nova arquitetura gráfica que não só irá dar origem a placas gráficas dedicadas (Intel Xe), como também irá revolucionar os iGPUs que a fabricante implementa nos seus processadores Intel Core.

Afinal de contas, a arquitetura Gen12 deverá ser a maior mudança nas tecnologias gráficas integradas da Intel em mais de uma década.



Intel Gen12: Primeiro benchmark das novas placas gráficas integradas chegou à Internet

Portanto, uma das grandes novidades vem do fato que cada Unidade de Execução irá ficar livre de garantir que existe coerência entre as leituras e escritas no registo. Um trabalho que fica agora a cargo de um novo compilador, libertando vários ciclos de processamento que irão obviamente ser utilizados para aumentar a performance.

No entanto, além destas mudanças arquiteturais complexas, a Intel também vai aumentar a performance ao aumentar o número de Unidades de Execução. Tal e qual como a AMD e NVIDIA fazem ano após ano, para lançar novas gamas de produtos.

Segundo o CompuBench, o iGPU Intel Gen12 traz consigo 96 unidades de execução, em vez das 72 que a o iGPU mais poderosa da fabricante tem dentro de si (Iris Pro P580). E claro, é um número bem distante das 24 unidades de execução do bem conhecida UHD 630.

Assim, este novo iGPU Gen 12 mostrou ser capaz de aumentar a performance em 33%, em relação ao iGPU mais poderoso da empresa até agora. E em boa verdade, a performance poderá aumentar ainda mais um pouco com algumas melhorias no micro-código, frequência e drivers.

Será que a Intel está prestes a revolucionar o mundo dos computadores com placas gráficas integradas? Especialmente o mundo dos portáteis Ultrabook, que contam apenas e só com estes chips para oferecer algum poder gráfico ao seu utilizador


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].