Magic: The Gathering é um dos jogos de cartas mais populares do mundo. Lançado em 1993, Magic é um card game que marcou a geração 90 e faz sucesso até hoje. O game, que surgiu como um jogo físico, evoluiu nas últimas décadas e ganhou versões digitais para PC e consoles. A sua edição mais recente, Magic: The Gathering Arena, foi oficialmente lançada em setembro de 219 para download no Windows. Relembre, a seguir, a evolução de MTG, das cartas físicas às digitais.
Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Anos 90: os primeiros passos
Os primeiros jogos digitais de Magic foram lançados em 1997 por duas produtoras diferentes, mas não tiveram sucesso imediato. A MicroProse lançou Magic: The Gathering para Windows 95, um game em que o jogador avançava pelo território e participava de batalhas, misturando elementos de aventura e RPG. O designer Sid Meier, famoso pela série Civilization, participou da criação do jogo.
Outra produtora, a Acclaim, lançou outros dois jogos no mesmo ano. Magic: The Gathering: Battlemage foi um jogo de estratégia em tempo real para PC e Playstation, enquanto Magic: The Gathering: Armageddon foi lançado exclusivamente para fliperamas. Os dois tiveram uma recepção ruim pela crítica, e a versão de fliperamas não conseguiu ter um grande lançamento por problemas financeiros da desenvolvedora.
Anos 2000: início dos jogos online
A virada do milênio trouxe resultados positivos para os games de Magic. A Sega lançou Magic: The Gathering para Dreamcast exclusivamente no Japão, trazendo novas mecânicas que não conseguiriam ser implementadas nos jogos com as cartas físicas. A jogabilidade do jogo agradou aos fãs mais antigos da série.
O primeiro pico de sucesso veio em 2002, com o lançamento de Magic: The Gathering Online. Publicado pela Wizards Of The Coast para Windows, o jogo simulava partidas e não entrava tanto na história. Os jogadores podiam comprar e trocar cartas para montar seus decks, e novas cartas eram adicionadas conforme o lançamento das expansões e versões físicas. O jogo revolucionou a maneira de jogar MTG por computadores, além de ter uma grande rentabilidade para a desenvolvedora. Jogadores de todo o mundo conseguiam trocar cartas e comprar novos itens, e isso fomentou um cenário competitivo de Magic. Essa versão ainda está disponível nos dias atuais.
Os anos seguintes marcaram novas entradas de Magic nos consoles. Magic: The Gathering - Battlegrounds foi lançado em 2003 para PC e Xbox, e trazia uma jogabilidade voltada para o combate, possibilitando ao jogador criar heróis e desenvolver magias e poderes para vencer os duelos. Em 2009, a série se consolidou no mercado de games com Magic: The Gathering: Duels Of The Planeswalkers. Primeiramente lançado para Xbox Live, o jogo trouxe uma jogabilidade mais simplificada, voltada para o arcade. O sucesso comercial fez com que a série ganhasse novas versões anuais, de 2012 a 2015, com novas alterações nas cartas.
Anos 2010: novas adaptações
Em 2011, foi lançado Magic: The Gathering: Tactics, um jogo para PC e Playstation Home com elementos táticos e estratégia dividida em turnos, mas servidores do jogo só funcionaram até 2014. O que realmente fez sucesso no começo da década foi Duels Of The Planeswalkers. A cada nova edição eram implementadas novidades na jogabilidade, como um modo de campanha e maiores customizações de decks.
O sucessor foi Magic Duels, um jogo gratuito que seguiu as mesmas mecânicas de
O mais recente capítulo da história de Magic no mundo dos games é Magic: The Gathering Arena. A versão beta do jogo para PC foi lançada no final de 2018 e teve mais de um bilhão de partidas realizadas. Seu lançamento oficial foi no dia 27 de setembro de 2019. O game traz uma nova interface, atualizações constantes, novos modos de jogo e um sistema de temporadas online.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- iPhone 4 lento? Confira dicas para melhorar o desempenho do celular
- GTA 5 ganha novo mod que adiciona a arma Gravity Gun do game Half-Life
- Facebook muda a maneira de contabilizar usuários ativos mensais
- Microsoft Edge adota HTML5 como padrão, assim como Chrome e Firefox
- Clone do iPhone X roda Android e tem preço abaixo de R$ 1 mil
- Tinder no smartwatch usa batimentos cardíacos para dar ‘match’ ou não
- Raspberry Pi Zero é o novo computador de bolso que custa apenas 5 dólares
- Como usar a nova função para postar GIFs com som do Imgur
- iTunes ganha aplicativo para Windows 10 na Microsoft Store
- Como assistir ao casamento real pela Internet