O mundo dos smartphones está a passar pela febre do modo escuro. De facto, tanto a Google quanto a Apple adicionaram o modo Escuro aos seus sistemas operativos, sendo que a primeira até o colocou nas suas aplicações principais. Agora o mais recente fabricante a aderir a esta moda é a BlackBerry especialmente no BlackBerry Hub+.

BlackBerry Hub+ tem novidade que os BlackBerry não podem usar

Como certamente sabem, o modo escuro é exatamente aquilo que o nome indica. Assim, em vez do tradicional fundo branco com texto em preto, o modo Escuro reverte o esquema de cores para apresentar um fundo cinza escuro, azul ou preto com texto em branco. Em ambientes com pouca luz, seja na rua ou numa sala com as luzes apagadas, o modo escuro pode poupar a fadiga ocular. Em smartphones com painéis OLED, o modo Escuro pode economizar bateria. Isto ocorre porque os painéis OLED criam a cor preta desativando os pixéis nas áreas apropriadas. Entretanto, os pixéis desativados não consomem energia da bateria.

Isto leva-nos ao BlackBerry Hub+. Na prática são aplicações que estão disponíveis gratuitamente para quem tem um smartphone BlackBerry com Android. Quem não tem é necessária uma assinatura paga após um período de avaliação gratuita. Ora estas apps estão a receber atualizações que adicionam o modo Escuro. Por exemplo, de acordo com o site CrackBerry, no Android 10, o BlackBerry Hub+ Inbox segue a configuração do sistema. Assim, se tiver um dispositivo com Android 10 ativado no modo Escuro, a aplicação BlackBerry Hub+ Inbox segue o exemplo. Se a configuração do modo Escuro estiver desativada, a app fica no modo Claro. Quem tem um equipamento com Android 9 terão o modo escuro ativado na aplicação quando o economizador de bateria do smartphone estiver ativado.

Essa funcionalidade também vai estar disponível no Contacts, Calendar, BlackBerry Hub+ Tasks e BlackBerry Hub+ Notes. A parte “chata” é que o BlackBerry KEY2 e KEY2 LE provavelmente não terão o Android 10 e nem sequer o Android o 9. Ou seja, não terão direito a estas novidades.