A Uber anunciou, nesta quarta-feira (6), uma série de novos recursos para reforçar a segurança de motoristas e passageiros no aplicativo de transportes, disponível para celulares Android e iPhone (iOS). Entre as novidades estão ferramentas para gravação de áudio no decorrer da viagem, checagem de rota e verificação de documentos dos clientes. As funcionalidades foram apresentadas durante um evento da empresa em São Paulo.
Disponível para motoristas e passageiros, o recurso de gravação de voz pode ser ativado em qualquer momento da viagem e permite o compartilhamento das conversas que acontecem no carro com a Uber. O áudio é criptografado e fica armazenado no telefone de quem efetuar a gravação, o que significa que terceiros não podem acessá-lo. Apenas a Uber tem a chave para descriptografar o arquivo, que pode ser aberto somente se o conteúdo for encaminhado como denúncia.
"Se houver necessidade, essa ferramenta pode ajudar a nos dar mais clareza sobre o que aconteceu dentro do veículo numa viagem", explicou Sachin Kansal, diretor global de produtos de segurança da Uber. O arquivo enviado à empresa pode ser utilizado em investigações ou compartilhado com as autoridades, respeitando os termos da lei.
Entre os recursos anunciados está também a checagem de rota, que usa o GPS e outros sensores no celular para identificar e sinalizar paradas longas e não previstas no trajeto. A empresa inaugurou, ainda, a possibilidade de denunciar problemas durante a viagem, como direção imprudente.
Outro avanço é que, a partir de agora, o passageiro pode optar por receber uma senha de quatro dígitos para ter certeza de que está entrando no carro certo. O código deverá ser dito ao motorista para que ele consiga iniciar a viagem no app.
Verificação de identidade ganha reforços
Para proteger os motoristas, a Uber lançou o Doc Scan, recurso que verifica a identidade dos passageiros. Antes de solicitar a viagem, os usuários que optarem por pagamento em dinheiro precisarão submeter documentos de identificação como passaporte, RG e cartão de crédito, que terão dados e autenticidade verificados. O Doc Scan chega ao Brasil no primeiro trimestre de 2020.
Ainda em relação à checagem de identidade, a empresa trouxe atualizações para ferramentas já existe
... ntes, como o Liveness Detection. A verificação via reconhecimento facial agora exige que os motoristas façam alguns movimentos determinados pelo aplicativo, como piscar, sorrir, virar o rosto, etc. Até então, a Uber solicitava que os condutores tirassem selfies periodicamente para checar sua identidade.