Uma das funcionalidades muito interessantes do Google Fotos é a possibilidade de se identificar automaticamente a cara de quem está nas fotografias. É que isto contribui em larga escala para a localização rápida das fotos dos nossos amigos sem a necessidade de andarmos a deslizar por centenas de imagens. Agora e para permitir uma organização ainda mais eficaz, eis que surgiu a possibilidade de identificarmos manualmente os amigos no Google Fotos. No entanto, existem algumas ressalvas.

Saiba como identificar os seus amigos no Google Fotos!

Identificar os rostos é uma ótima forma de indexarmos facilmente as nossas fotos. No entanto e como referi no início, a Google fazia todo o trabalho. De facto, a única opção manual era confirmar as tags automáticas. Agora, tratamos de tudo com alguns passos simples.

Na galeria do Google Fotos toque numa foto com o rosto ou rostos que quer marcar.

Depois carregue no três pontos que estão do lado direito ou deslize para cima para aceder a opções adicionais.

Em pessoas, caso já tenha recebido esta atualização, verá rostos que o Google já identificou ou simplesmente verá quais as que estão disponíveis para adicionar.

Depois é so carregar no ícone que representa um lápis para editar as tags.

Posteriormente é so carregar no rosto que deseja marcar manualmente. Também pode remover identificações incorretas carregando no ícone de menos.

A nova funcionalidade de identificação manual também muito útil nas situações em que o algoritmo de deteção automática da Google não conseguiu reconhecer rostos ligeiramente escurecidos ou fotografados a partir de um ângulo estranho.

Mas como é que funciona?

Bem, o algoritmo do Google não vai ser capaz de reconhecer o rosto de uma silhueta sombria, mas vai marcar quem surge em destaque na imagem. Depois já vamos conseguir identificar corretamente a pessoa.

Quando se fala de identificação facial, surgem sempre as questões relacionadas com a privacidade. Se já pensou nisso, saiba que a Google afirma que não partilha dados relacionados com o reconhecimento de rostos. No entanto, pode utilizá-los para treinar os seus algoritmos.

Fonte

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].