Os notebooks são construídos para serem os mais silenciosos possíveis. Mas quem nunca esbarrou com alguns barulhos incômodos gerados pelos computadores? Isso pode significar defeito de algum componente, má construção do aparelho ou muitos outros fatores. O TechTudo preparou um guia para te ajudar a identificar o que está ocasionando os sons estranhos, confira:
Quais as vantagens das novas placas com suporte à fibra ótica?
Cooler
A maioria dos barulhos internos dos notebooks são ocasionados pelas ventoinhas, também conhecidas como cooler. Elas são muito importantes, já que são responsáveis por evitar o superaquecimentos dos componentes internos.
A a única maneira de saber se há algum problema com o cooler é por meio de teste de software, já que abrir um notebook é complicado e demanda conhecimento técnico, além de poder ocasionar perda de garantia.
Neste teste rápido, você vai usar dois softwares bem simples: o Prime 95 e o SpeedFan . O Prime 95 vai estressar o seu PC e fazer com que os componentes trabalhem no máximo. Já o SpeedFan vai monitorar a temperatura e o funcionamento dos coolers.
No primeiro passo, você deve abrir o SpeedFan, clicar na aba “Charts” e selecionar o processador (ou mais de um se houver) e o HD. Em seguida, coloque o Prime95 para rodar. Note que os processadores devem estar em 100% de funcionamento. Deixe o Prime95 funcionar pelo menos 10 minutos e note se ocorre algum barulho estranho.
Se algum barulho permanecer, o problema estará no cooler. Outra forma de identificar o defeito da "ventoinha" é a temperatura. Se o processador permanecer em mais de 100 graus, mesmo quando o Prime95 estiver desligado, pode ser que ela não esteja funcionando corretamente.
HD
Outro possível responsável pelo "barulho" é o HD. Os HDs comuns utilizam componentes mecânicos para fazer a escrita e leitura dos dados. Conforme o uso, o atrito entre os componentes pode gerar sons indesejáveis.
Nesse caso, é preciso certificar que o HD não tem nenhum problema. Praticamente todas as fabricantes de notebooks têm softwares específicos que realizam teste na máquina, incluído o HD. Rode o teste. Outros aplicativos também podem detectar erro no HD, como o HDD Scan. Algum erro identificado, pode significar que seja a hora de trocar o componente.
Sujeira
Assim como os desktops, os notebooks também acumulam poeira. Excesso de sujeira pode fazer com que o aparelho trabalhe sobrecarregado e, como consequência, os barulhos surgirem.
Por isso, é sempre bom manter o notebook limpo internamente. Leve a uma autorizada para que o técnico responsável faça uma limpeza completa.
Projeto
Vale ressaltar ainda que outras questões podem fazer com que barulhos estranhos apareçam. Notebooks mais robustos, como os voltados para os gamers, tendem a esquentar mais e apresentar mais barulho, por conta das altas rotações dos coolers.
Além disso o barulho indesejado pode ser característica do aparelho, ocasionada, por exemplo, pela saída de ar posicionada em local diferente do habitual. Por isso, antes de investir em um notebook, é preciso pesquisar e ler relatos de usuários.
Existe adaptador usb para cabo HDMI? Comente no Fórum do TechTudo.
Feito os testes, é a hora de acionar a garantia ou procurar a assistência autorizada. Lembre-se de não abrir o notebook se não tiver conhecimento, já que isso pode agravar ainda mais o problema.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Software Livre: Lista tem 12 nomes de destaque que estarão no FISL 16
- Fortnite Battle Royale: como coletar as letras com mais facilidade
- Samsung NU7100 vs Sony X705F: compare ficha técnica e preço das smart TVs
- Como usar o aplicativo Apple TV na smart TV Samsung
- Como criar um logotipo ou nome personalizado no Canva
- Como tirar print de uma página da Internet inteira no navegador
- Sua conta do Instagram foi desativada? Saiba como resolver
- Erro 401: Hotmail fora do ar atinge usuários em todo o mundo; entenda
- The Last of Us 2 vende mais de 4 milhões de cópias e quebra recordes
- Como usar o Flash, novo app do Facebook parecido com o Snapchat