AMD vs NVIDIA – Estou farto de vos dizer que não é bom sermos fanboys de uma empresa da indústria tecnológica! Isto porque nunca é bom ver a Intel, a AMD ou a NVIDIA a ter o monopólio de um qualquer mercado de componentes, porque dessa forma, não só recebemos produtos super caros, como as marcas também não levam as suas equipas de desenvolvimento ao limite.



A prova máxima que tenho razão, é o que está a acontecer agora na guerra AMD vs NVIDIA no mundo das placas gráficas, com a primeira a lançar a muito interessante RX 5600 XT de gama média ao preço de 279$, e a segunda prontamente a baixar o preço de uma das suas placas mais populares para lhe fazer frente, a RTX 2060. Pois bem, depois da baixa de preço da rival, a AMD ainda teve mais uma coisa a dizer antes de encerrar o assunto…

A resposta da AMD à baixa de preço da NVIDIA RTX 2060 é brutal!

Portanto, caso não saiba, depois do corte de preço da GeForce RTX 2060 por parte da NVIDIA, a AMD prontamente começou a lançar uma atualização de BIOS para a ainda não lançada placa gráfica de gama média, a RX 5600 XT.

E pelos vistos, esta simples atualização traz consigo um aumento de performance simplesmente brutal. Ora veja:

Afinal de contas, a nova BIOS leva o TBP para os 160W (aumento de 10). Ao contar com um aumento da frequência do GPU e VRAM. Um aumento de especificações que por sua vez trouxe um significativo aumento de performance nos benchmarks mais populares. (Time Spy, Fire Strike, Fire Strike Extreme, e Fire Strike Ultra.) Estamos no fundo a falar de um aumento de mais ou menos 10%, com uma simples atualização de software.

Contudo, também temos de ter noção que estes resultados não mostram tudo acerca da placa, a sua performance no mundo real pode não conseguir fazer transparecer este aumento de 10%. Ainda assim, é muito bem ver as duas gigantes do mercado de placas gráficas novamente no campo de batalha para tentar conquistar os consumidores. Era mesmo isto que estava a fazer falta, depois de vários anos em que a NVIDIA fez o que quis e pediu o dinheiro que bem entendeu.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].