Atualmente quase já nem precisamos de uma carteira, a não ser para transportarmos os nossos documentos de identificação. É que ao nível de pagamentos, já podemos fazer quase tudo com o nosso smartphone, graças a serviços como o MBWay. No entanto, o futuro vai-nos trazer ainda muito mais formas de adquirimos produtos ou serviços, quando estamos fora de casa. Exemplo disso, é o facto de em breve podermos pagar com o WhatsApp. Um serviço conhecido como WhatsApp Pay e que até já esteve em testes noutros países.
Esqueceu-se do multibanco? Vai poder pagar com o WhatsApp!
De facto, o WhatsApp Pay é como o nome sugere, o sistema de pagamentos que o Facebook implementou nesta popular aplicação de mensagens. O sistema até já está a funcionar na Índia, onde um teste com um milhão de pessoas foi iniciado em 2018. Para além disso, continuou a reunir a preferência dos utilizadores, mesmo depois do período de testes.
Ora, dado o sucesso deste teste, o WhatsApp Pay será lançado oficialmente em novos mercados globais. Isto vai acontecer nos próximos seis meses e um aspeto interessante, é que não se pode excluir também um eventual lançamento na Europa. De facto, já me estou a ver ir ao café e perguntarem se pago com dinheiro ou Multibanco e eu responder com o WhatsApp. O mais que posso ouvir é: desculpe mas não aceitamos essa moeda.
Mas o que pode levar as pessoas a pagar com este sistema? Diria que a resposta se pode resumir a uma palavra, ou seja, a conveniência.
De facto, a força do WhatsApp Pay é a simplicidade de usar uma conta já verificada, como o número de telemóvel no WhatsApp para associar uma conta atual ou um cartão de crédito e fazer pagamentos não apenas nas lojas, mas também online. O WhatsApp Pay também integra uma funcionalidade muito popular nos países asiáticos. Falo da troca de dinheiro direto entre indivíduos.
Entretanto e já que falamos em WhatsApp não se esqueça que a partir de amanhã esta aplicação vai deixar de poder ser utilizada em dispositivos com o iOS 7 e Android 2.3.7 (e versões anteriores). Assim, se ainda tiver um iPhone 4 (ou um modelo anterior) ou um smartphone Android antigo com o WhatsApp ainda ativo, saiba que a partir do próximo sábado já não o vai poder usar. Isto é exatamente o que aconteceu com o Windows Phone, em que já nem é possível iniciar a aplicação. Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].Mais Artigos...
- (Promoção) Xiaomi Mi Note 8 Pro: 4 câmeras e 6GB de RAM a 256€
- Os AMD Ryzen 3000 vão ficar mais rápidos com as próximas...
- Moto Z4 Force: câmera pop-up e especificações de topo!
- Fim do IPTV à vista! A Google já está em cima...
- A Amazon quer rivalizar com a Stadia, Microsoft Xbox e Sony PlayStation!
- Não gostam do Star Wars da Disney? Ora vejam as ideias de George Lucas
- A AMD quer despachar o resto das placas gráficas Radeon RX...
- Instagram para Android já recebeu o novo modo escuro
- A Sony quer que a PlayStation 5 seja o pesadelo dos Hackers e Cheaters!
- ZTE Blade A7s: câmera tripla mas muito económico por 112 Euros