Pois bem, temos más notícias para os fãs das marcas Chinesas de smartphones… Aparentemente, o coronavirus vai obliterar completamente esta indústria no início de 2020. Isto segundo a reputada firma Canalys, que especula uma queda de 50% (ano-após-ano) neste primeiro trimestre.

Os smartphones Chineses vão sofrer e bem no início de 2020!

Muito resumidamente, a grande maioria dos lançamentos planeados vão ser cancelados ou pelo menos adiados, devido ao facto dos grandes eventos públicos estarem agora proibidos na China. Assim, vai demorar algum tempo até que as marcas consigam adaptar o seu calendário de lançamentos. O que por sua vez também irá afetar a chegada do 5G a todos os mercados.

As marcas Chinesas vão enviar menos 50% de aparelhos para as prateleiras no primeiro trimestre de 2020, em comparação ao mesmo período de 2019

Portanto, segundo a mesma agência, as marcas Chinesas irão cair cerca de 50% em termos de aparelhos enviados para as lojas. Isto em comparação com o primeiro trimestre de 2019. (Contudo, outra firma de estudo de mercado (IDC) apenas menciona 30% em vez 50%).

“Os adiamentos na re-abertura de fábricas não só irão afetar a produção e envio dos produtos, como também irão ter impacto nos lançamentos a médio e longo prazo.”

E meus amigos, neste estudo nem sequer estamos a falar das empresas de logística, que têm de fornecer os componentes, como também têm de enviar os produtos acabados para as lojas… Empresas que estão também encerradas na China!

Em suma, o mundo dos analistas chegou agora ao consenso que o Coronavírus é uma autêntica catástrofe para a indústria dos smartphones. Aliás, a TrendForce também já veio a público dizer que o mercado de smartphones global vai cair 12% no primeiro trimestre de 2020.

Não são apenas as empresas Chinesas a sofrer! Mas a Samsung parece estar safa

Vários analistas afirmam que a produção de iPhones irá sofrer entre 10 e 15%. No entanto, a Samsung parece estar mais ou menos a salvo no meio de todo este caos, devido ao facto da maioria da sua produção se situar no Vietname. (Ainda assim, a produção da gigante Sul Coreana deverá cair entre os 2 e os 5%.)


Os smartphones Chineses vão sofrer e bem no início de 2020! – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].