A troca de bocas entre os Estados Unidos e Huawei já não é novidade para ninguém! Contudo, parece que as coisas voltaram a subir de tom nos últimos dias, após as alegações por parte das autoridades Norte Americanas a mencionar a existência de provas acerca do envolvimento da Huawei em esquemas de espionagem.
Dito isto, como seria de esperar, a gigante chinesa acabou por não demorar muito a dar uma resposta, que em boa verdade, deve ter calado uma série de pessoas.
Huawei responde aos EUA! “Olhem para vocês antes de nos acusarem!”
Pois bem, parece que a Huawei conseguiu meter o dedo mesmo no meio da ferida, afirmando que os EUA têm um passado muito triste. Mencionando o recente caso Snowden, bem como todos os ls revelados pelo mesmo. Ora leia:
“Como os ls revelados por Snowden revelam, os EUA também têm acesso secreto a várias redes de telecomunicações internacionais. Conseguindo espiar vários países ao mesmo tempo, sem que nada lhes seja dito. Isto já não falar do artigo publicado pelo jornal Washington Publish, onde é revelado que os EUA usaram uma empresa de criptografia como “agente secreto” em diferentes países durante uma série de anos. É apenas mais uma prova daquilo que dizemos.”
Para além de tudo isto, o reputado The Wall Street Journal já lançou um artigo a afirmar que é completamente impossível para os Estados Unidos confirmarem ou detalharem as tais violações às “backdoors” por parte da Huawei. Ou seja… Parece que voltámos ao mesmo, ao jogo do diz que disse, sem quaisquer provas concretas contra a gigante Chinesa dos telemóveis e telecomunicações.
EUA acusam Huawei de espionagem através das redes 4G e 5G!
Em suma, segundo as autoridades norte americanas, a Huawei consegue aceder a informações confidenciais e pessoais através das redes de telecomunicação que ajuda a construir. Tudo isto sem o consentimento das operadoras em questão.
No entanto, a gigante chinesa já veio a público desmentir tudo e afirmar uma vez mais que a Huawei é apenas uma fornecedora de dispositivos. E que numa posição dessas, é impossível aceder a informações confidenciais.
“As interfaces de intercepção na rede estão sempre localizadas em instalações protegidas pelas operadoras em questão. Sendo desta forma usadas e administradas apenas por transportadoras e reguladoras da própria operadora.”
Resumindo, ainda não sabemos ao certo o que irá acontecer daqui para a frente com a Huawei, nem como é que a Alemanha e o Reino Unido irão reagir a tudo isto. (Que supostamente são os aliados com que Trump partilhou toda a informação)
Uma coisa é certa… Este braço de ferro entre a Huawei e os EUA ainda vai durar algum tempo.
Gostou do que leu? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Fonte Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].Mais Artigos...
- Quer usar o dobrável Huawei Mate X? Então veja se não está frio!
- Huawei P Smart Pro chega à Europa com 3 câmaras por...
- El Camino: Filme de Breaking Bad? Será que Walter White está vivo!?
- A AMD RX 5500 vai ser mais poderosa e mais barata...
- Podemos encher um SSD e manter o mesmo nível de performance?
- Xiaomi Mi 10 e Mi 10 Pro: já não há dúvidas...
- Pré-encomendas da PlayStation 5 já começaram na Suiça (1050$)
- A Huawei vai ter uma quebra de 20 % na venda...
- Tem um Galaxy A50? Então há uma coisa que não pode...
- Honor 20S ou Honor V30: que smartphone misterioso é este?