Atualmente, a cibersegurança e a privacidade na Internet são duas coisas extremamente importantes. O Signal, desenvolvido pelo co-fundador do WhatsApp, quer oferecer isto mesmo. Até aqui esta aplicação era mais utilizada apenas por utilizadores avançados e também por ativistas. Tudo porque disponibiliza encriptação ponta-a-ponta e uma super-privacidade. O único problema é que tinha poucas funcionalidades. O Signal é considerado uma das aplicações de mensagens mais seguras do mundo para Android e iOS. Agora o objetivo é chegar às massas.
Signal: a aplicação que pode mesmo acabar com o WhatsApp!
A criptográfica Moxie Marlinspike, criadora do Signal, está a trabalhar com o co-fundador do WhatsApp, Brian Acton, que saiu desta plataforma logo após a aplicação ter sido comprada pelo Facebook. Dito isto, Acton investiu 50 milhões no projeto de Marlinspike para desenvolvê-lo ainda mais. É importante referir que o WhatsApp usou o protocolo de encriptação de código aberto da Signal para encriptar as suas mensagens ponta-a-ponta .
No início, o Signal era uma aplicação de mensagens simples que contava com a sua reputação de segurança para atrair utilizadores – tinha apenas algumas funcionalidades simples, como mensagens e chamadas, mas nada mais interessante. No entanto, os planos da Signal Foundation parecem estar a mudar. É que estão a chegar muitas novidades. São elas as mensagens em grupo, stickers, suporte para iPad e uma opção para que os contactos encriptados sejam armazenados na cloud, inacessíveis aos servidores da Signal e, portanto, disponíveis apenas para o utilizador a que pertencem.
O desafio está no facto de a Signal querer oferecer todas estas funcionalidades interessantes, mas ainda assim permanecer fiel ao seu princípio de segurança e privacidade.
Infelizmente, às vezes, para obter mais funcionalidades e permanecer amigável, uma aplicação tem de sacrificar a sua segurança e vice-versa. No entanto, a Signal está mesmo a planear manter um bom nível de segurança, além de trazer novidades, o que significa muitas pesquisas no campo da segurança informática e encriptação.
Brian Acton é realmente o responsável pelo ambicioso plano de crescimento da Signal. Ele diz ter confiança de que a aplicação pode atingir um público maior (já foi descarregado 10 milhões de vezes no Google Play e, além disso, outros 40% dos utilizadores da aplicação estarão no iOS) nos próximos cinco anos. “Gostaria que a Signal atingisse mil milhões de utilizadores. Sei o que é preciso para fazer isso. Fiz isso”, afirmou Acton à revista Wired.
No geral, os proprietários da Signal esperam que a aplicação de mensagens seguras alcance mais utilizadores e se torne mais amigável, para as excelentes funcionalidades de proteção de segurança e privacidade possam ser usadas por mais pessoas. Afinal, quem não gostaria que o privado permanecesse privado? É que na maioria das vezes, os nossos dados são a moeda de troca para podermos utilizar muitas aplicações gratuitamente. Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].Mais Artigos...
- Gamescom: Exterminador implacável a caminho de Mortal Kombat 11!
- Confirmado: o Huawei P40 e P40 Pro serão smartphones 5G!
- (Leak) Já pode ver imagens reais do novo dobrável Motorola RAZR!
- Novo Samsung Watch pode ser a ameaça final à concorrência
- Joga Rocket League num macOS ou Linux? Isso vai acabar em...
- EMUI 11: estes são os smartphones Huawei que vão receber!
- Huawei P40 Pro chega em Março com um novo design e...
- Os smartwatches Wear OS podiam ser brutais… Mas a Google não quer!
- Android 10 para o Xiaomi Mi 8 já disponível, mas em...
- As imagens ao vivo do Huawei P40 Pro já estão na...