Uma falha em chips Wi-Fi pode afetar a privacidade e a segurança de diversos dispositivos. De acordo com um relatório divulgado pela empresa de segurança Eset, a vulnerabilidade, chamada "Kr00k", está presente em placas de rede de produtos de marcas como Apple, Samsung e Amazon. Entre os eletrônicos possivelmente afetados, vale destacar o iPhone XR, o Galaxy S8 e a Amazon Echo de 2ª geração. Com a falha, hackers poderiam invadir os aparelhos e coletar dados sigilosos dos usuários com maior facilidade.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
De acordo com a pesquisa, a vulnerabilidade foi encontrada em chips Wi-Fi fabricados pela Cypress Semiconductor e Broadcom, peças presentes em dispositivos premium do mercado como os iPhone 8, iPhone XR, iPad Mini 2 e MacBook Air 2018. Além disso, smartphones do Google, como os Nexus 5, 6 e 6S, também poderiam ser afetados pela falha.
O principal problema do Kr00k é que hackers teriam acesso a dados e arquivos enviados de redes Wi-Fi seguras como se as conexões fossem abertas, quebrando o principal método de segurança. Portanto, essa brecha permitiria vigiar todo o acesso do usuário e até coletar informações sigilosas. Além de celulares e computadores, roteadores de Asus e Huawei também estão sujeitos ao problema divulgado pela Eset, correndo um risco até maior de serem invadidos, já que atualizações nesses dispositivos não são recorrentes.
O que dizem as empresas
O TechTudo entrou em contato com as assessorias de Apple, Samsung e Huawei, que não responderam até o fechamento da matéria. A Amazon também foi procurada, e reforçou que seus dispositivos já receberam atualizações de segurança automáticas pela internet endereçando esta questão”. O Google, por sua vez, alegou que não vai comentar o caso, enquanto a Asus confirmou estar investigando o caso internamente.
Vale ressaltar que, de acordo com o artigo publicado pela Eset, as principais empresas já disponibilizaram patches para resolver o problema.
Dispositivos que podem ser afetados pela falha:
Eletrônicos
- Amazon Echo
- Amazon Kindle 8ª geração
- Apple iPad mini 2
- Apple iPhone 6, 6S, 8, XR
- Apple MacBook Air Retina de 13 polegadas 2018
- Google Nexus 5
- Google Nexus 6
- Google Nexus 6S
- Raspberry Pi 3
- Samsung Galaxy S4 GT-I9505
- Samsung Galaxy S8
- Xiaomi Redmi 3S
Roteadores:
- Asus RT-N12
- Huawei B612S-25d
- Huawei EchoLife HG8245H
- Huawei E5577Cs-321
Como se proteger
De acordo com especialistas, a principal forma de se proteger é atualizando seus dispositivos para a última geração dos pacotes disponibilizadas pelas empresas. Isso vale tanto para celulares, computadores e eletrônicos em geral quanto para roteadores, que têm falhas mais difíceis de corrigir. Além disso, vale notar a qualidade de sua rede Wi-Fi, já que, d
Apesar da vulnerabilidade permitir o acesso mesmo em redes bem protegidas, vale reforçar a importância de modificar suas senhas com certa frequência, já que outros problemas relacionados a roteadores e ao Wi-Fi em si podem levar diversos tipos de golpe.
Via ArsTechnica, Eset
Como configurar e ativar um roteador? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Second Life: confira curiosidades do simulador febre dos anos 2000
- Superliga de LoL 2018: paiN, Keyd e INTZ seguem invictos no campeonato
- Dragon Ball Z: Kakarot e novo Yakuza estão entre lançamentos da semana
- Aprenda a usar Kaspersky QR Scanner no Android, leitor seguro de QR Code
- Mortal Kombat XL chega mais barato e com extras para Xbox One e PS4
- Como ter o 'Quick Look' do macOS no Windows 10 e ver arquivos mais rápido
- Como usar Secunia Personal Software Inspector para atualizar o PC
- Repetidor Wi-Fi 5 GHz: veja modelos e preços para comprar no Brasil
- Photoshop Layers: oito coisas que você precisa saber sobre camadas
- Instagram não posta foto? Usuários relatam problemas para publicar no app