O Chrome 85 é a nova versão do navegador do Google, lançado na última terça-feira (25), com foco em produtividade. O browser promete velocidade 10% maior para carregar páginas e permite agrupar e desagrupar abas, além de oferecer uma pré-visualização do conteúdo de cada janela, quando o cursor passa por cima delas. O novo Chrome ainda traz suporte para mídia no formato AVIF, bloqueio de download de arquivos .EXE e .APK por HTTP.
Entre as novidades também está a chegada de um sistema que libera recursos de abas deixadas abertas por muito tempo. A atualização já está disponível para download em computadores com Windows e macOS, além de celulares Android e iPhone (iOS). No caso de smartphones com o sistema do Google, o browser agora suporta 64 bits e tende a aproveitar melhor a memória RAM do aparelho.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Com relação à performance, o Chrome 85 promete ganhos de 10% de velocidade no carregamento de páginas. A novidade está associada a modificações realizadas no compilador do navegador, ferramenta de software que lê o código das páginas e as transforma naquilo que é visualizado na tela.
De acordo com o Google, a técnica envolve a leitura de trechos mais intensos do código de forma mais rápida em um processo que chega a melhorar o desempenho do navegador, mesmo que o computador esteja sobrecarregado de apps e abas abertas. A melhoria, no entanto, foi medida nas versões do Windows 10 e macOS apenas.
A usabilidade do Chrome também ganhou novos recursos na versão 85, como a capacidade de agrupar abas. É possível reunir um grupo de abas em “notícias”, outro em “trabalho” e assim por diante. A ideia é economizar espaço na barra e tornar o navegador mais usável por quem tem o costume de trabalhar com uma enorme quantidade de páginas abertas ao mesmo tempo. Ainda na barra, há um novo suporte a telas touch, com um botão que alarga o espaço, deixando-o mais amigável para dispositivos manipulados por toque na tela, como os notebooks híbridos.
De resto, o navegador reforça a segurança com o bloqueio do download de arquivos executáveis de Android e Windows (.APK e .EXE, respectivamente) em sites ostensivamente HTTPS, mas que servem o download por meio de HTTP. O Chrome também passa a decodificar conteúdo em AVIF nativamente e passa a integrar um leitor de QR Codes.
Veja também: Como atualizar o Google Chrome no celular
Na versão beta do Chrome, há ainda mais recursos. Entre eles, há a capacidade de parar de destinar recursos do computador para abas esquecidas abertas por muito tempo. Outra função da edição de testes, que pode chegar às próximas versões estáveis, é a pré-visualização do conteúdo de abas ao passar o cursor por cima delas, além do preenchimento automatizado de formulários em PDF.
Via Chromiun, 9to5Google, HowToGeek e VentureBeat
Qual é o melhor navegador de Internet? Descubra no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- CS:GO: MIBR cai para Team Liquid e perde mais uma na BLAST Pro Series SP
- Backup no Google Fotos: dez perguntas e respostas sobre a sincronização
- Black Friday 2017 do Deezer tem assinatura premium por R$ 1,99
- Redmi AirDots não sincroniza? Veja como resolver problema no fone Xiaomi
- LoL e DotA 2: relembre jogadores profissionais que já foram presos
- Os maiores momentos da história da EVO
- Como criar camisas personalizadas usando o PESMaster no jogo PES 2017
- Galaxy Buds Live já está à venda no Brasil antes de lançamento oficial
- PUBG Mobile: requisitos para jogar no PC e em celulares iOS e Android
- League of Legends (LoL) e TFT recebem patch 11.6; veja atualização