O gerenciador de senhas NordPass liberou, na última semana, um ranking com as 200 senhas mais inseguras de 2020. O levantamento, que analisou mais de 275 milhões de senhas vazadas ao longo do ano, mostra que milhões de usuários pelo mundo ainda se arriscam usando combinações simples como “123456”, “senha” ou a sequência “qwerty” do teclado. De acordo com o estudo, em muitos casos, esses passwords podem ser adivinhados por criminosos em questão de segundos, com ataques de força bruta.
A senha insegura mais popular do mundo em 2020 é o tradicional “123456”, que apareceu em segundo lugar em 2019. A combinação foi adotada por mais de 2,5 milhões de usuários e foi exposta mais de 23 milhões de vezes nos vazamentos usados para compor o estudo. Segundo o NordPass, levaria menos de um segundo para ser descoberta por um software que testa combinações para adivinhar senhas.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Entre as 20 mais fracas, a senha “picture1” foi novidade, na comparação com 2019, e ficou no terceiro lugar entre as mais fracas. Adotada por 371 mil usuários, a combinação levaria três horas para ser descoberta por um hacker. Enquanto outros códigos que já são recorrentes no ranking do NordPass, como “password”, “1111111”, “123123” ou “1234567890”, seriam revelados em menos de um segundo.
Na décima posição, outra novidade é a senha “senha”. Por ser uma palavra de origem portuguesa, ela pode indicar que usuários brasileiros se arriscam ao logar em sites de Internet com o termo. Segundo o NordPass, 167 mil vazamentos contavam com a sequência “senha”, que pode ser adivinhada em questão de 10 segundos.
Ainda entre as 20 senhas mais inseguras, há outras sequências óbvias, como “password1”. Já “qwerty”, das teclas do teclado, surge em 12ª posição em 2020, depois de ter sido vice-líder em 2019. Segundo o NordPass, a senha apareceu em mais de 156 mil contas no levantamento e também poderia ser descoberta em menos de um segundo. Outra sequência de teclas é o “qqww1122” na vigésima posição, preferida por 85 mil usuários e possível de ser desvendada em 52 minutos.
Como criar senhas seguras
Além de usar gerenciadores de senhas, que se encarregam de criar combinações mais seguras, você também pode criar hábitos para usar senhas mais seguras. Entre as dicas, se recomenda a mistura de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais (símbolos como "@", "#", "$" e etc). Também procure criar senhas longas, com mais de 12 caracteres.
Outras boas práticas são evitar o uso da mesma senha em diversos serviços e sites, bem como ter o hábito de mudar de senha a cada 90 dias.
Veja também: 'Piores senhas da Internet' usam nomes de personagens de séries
Conheça as 20 senhas mais inseguras de 2020:
Como criar uma senha difícil de ser hackeada? Veja dicas no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- The Evil Within 2 tem modo FPS escondido estilo Resident Evil 7
- Como cancelar a assinatura do Tidal
- LinkedIn Premium vale a pena? Veja a diferença para a versão grátis
- Battlefield Hardline: confira o primeiro DLC chamado Criminal Activity
- Zews anuncia que saiu da MIBR; time de CS:GO segue sem novo coach
- Mass Effect Andromeda e Super Mario são destaques nos trailers da semana
- Pushbullet, app que leva WhatsApp e SMS ao PC, ganha versão Premium
- Encontre filmes mesmo que não lembre do nome com What Is My Movie
- WhatsApp: grave mensagens divertidas com a voz do Google Tradutor
- Confira como criar um Campeonato Brasileiro em Fifa 16