Caixas de som inteligentes são capazes de ouvir batimentos cardíacos à distância. É o que diz um estudo feito por cientistas da Universidade de Washington, nos Estados Unidos. Os pesquisadores criaram um sistema que utiliza Inteligência Artificial junto a dispositivos como Amazon Echo e Google Nest Mini para captar as batidas do coração. A invenção foi testada tanto em participantes saudáveis quanto em pacientes cardíacos hospitalizados, e os resultados apresentaram dados que correspondiam à detecção de aparelhos padrões.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Para fazer a medição, o usuário precisa se posicionar a uma distância entre 30 e 60 centímetros do dispositivo. O aparelho, então, reproduz um som contínuo inaudível que vai até a pessoa e retorna ao speaker com efeito ricochete.
Com base no comportamento do som, o algoritmo isola os movimentos da pessoa e detecta movimentos de elevação do tórax de acordo com a respiração. Segundo os cientistas, o mecanismo é similar ao utilizado por assistentes virtuais, como a Alexa, para identificar comandos de voz, por exemplo.
Para testar o experimento, foram separados dois grupos de pacientes: 26 saudáveis e 24 hospitalizados com comorbidades como insuficiência cardíaca. Dos 12.300 batimentos monitorados pelos participantes saudáveis, as caixas de som inteligentes estavam dentro de 28 milissegundos do monitor padrão. Os dados foram de 5.600 e 30 milissegundos para os que tinham algum problema no coração.
Segundo os pesquisadores, o desempenho do algoritmo é comparável ao do monitoramento por aparelhos cardíacos tradicionais. Isso acontece graças a um sistema de inteligência artificial que aprende o ritmo dos batimentos do usuário de forma quase imediata, facilitando a coleta de dados.
Atualmente, o software está configurado apenas para verificações pontuais, em que o usuário deve se sentar em frente ao speaker para que a leitura dos dados esteja completa. Os pesquisadores, no entant
Com informações: News Medical e The Next Web
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- CS:GO: MIBR perde para a Astralis na final da BLAST Pro Series
- Windows 10 ganha build 14267 com novidades para Microsoft Edge e Cortana
- Máscara inteligente Luuna identifica seu humor e ajuda a dormir melhor
- Véspera de ano novo 2020: Google celebra réveillon com Doodle no Brasil
- Twitch TV: streamers Nairo e Cry são banidos por má conduta sexual
- Como tirar a foto do perfil do Facebook
- Windows 10 Creators Update chega dia 11, mas já está disponível online
- Como gravar um vídeo com imagem espelhada no Vizmato
- Placa de vídeo com 2 GB ou 4 GB? Saiba qual vale a pena para você
- Como enviar um e-mail com muitas fotos anexadas; veja solu??es