O Facebook anunciou, nesta terça-feira (13), que vai exibir mensagens de alerta em publicações que discutam tratamentos para a Covid-19 baseados em medicamentos sem comprovação científica, especialmente quando os posts se mostrarem contrários à vacinação. A medida passará a valer nas próximas semanas em todo o mundo, dentro do próprio Facebook e também no Instagram.
Os alertas serão lançados em inglês, espanhol, português, francês, indonésio e árabe e exibirão a seguinte mensagem: "Alguns tratamentos não aprovados para a COVID-19 podem causar danos graves", tendo como fonte a Organização Mundial de Saúde (OMS). Nas peças de divulgação, as mensagens são exibidas em publicações que citam medicamentos como hidroxicloroquina e ivermectina.
A etiqueta será mostrada na parte inferior das imagens, tanto no Facebook como no Instagram. O aviso também acompanhará um link que direciona o usuário para a Central de Informações sobre a Covid-19, criada pela rede social para fornecer informações oficiais da OMS a respeito das ações de combate contra a doença.
Desde o início da pandemia, o Facebook passou a contar com agências verificadoras de fatos para analisar a veracidade dos conteúdos sobre a Covid-19 publicados na plataforma. Posts sinalizados como falsos têm o alcance reduzido e são distribuídos de forma limitada para os usuários, para que menos pessoas tenham acesso a informações enganosas.