Os cabos banhados a ouro estão na top da lista dos fãs de música que exigem uma alta qualidade sonora em seus equipamentos de áudio. Apesar de serem mais caros do que os concorrentes, eles prometem maior qualidade de transmissão, seja de áudio ou vídeo. Entenda agora a tecnologia por trás destes cabos e as vantagens que eles trazem para o usuário e veja se vale mais a pena investir nele.
Além do armazenamento: conheça funções ‘pouco conhecidas’ do USB
Galvanização
Galvanização é o nome técnico para o termo "banhado a ouro". Porém, não há tamanha ostentação. O processo de galvanização é de ordem micrométrica e não utiliza mais do que alguns miligramas de ouro.
A galvanização, ou galvanoplastia, consiste na técnica em que metais são revestidos por outros metais mais nobres, com o intuito de retardar a corrosão ou, ainda, para fins estéticos. Além disso, em caso de dano, é mais prático trocar o material revestidor do que o material revestido. A galvanização não utiliza apenas ouro. Ela pode revestir metais com cromo, prata e zinco também.
Quais as vantagens?
A principal vantagem desses cabos é a resistência à corrosão. O ouro é muito mais resistente às ações do tempo e à oxidação do que o cobre, por exemplo.
Além disso, o material é muito melhor condutor elétrico. Desta forma, cabos galvanizados têm uma capacidade ligeiramente maior de conduzir mais energia, melhorando a qualidade do áudio ou vídeo. O processo de galvanização também promove a aglutinação de partículas não condutoras para o interior do plug, diminuição do atrito, aumento da dureza superficial e resistência à temperaturas mais altas.
Normal ou banhado a ouro?
Apesar de serem superiores em qualidade, os cabos banhados à ouro são mais caros. Portanto, a não ser que você trabalhe profissionalmente com música ou com transmissões de vídeo, não vale muito a pena comprar um cabo galvanizado. Os convencionais já têm uma vida útil suficiente para a maioria dos usuários.
Modelos de cabos
Basicamente, qualquer cabo pode ser banhado a ouro. Porém, os mais comuns são fones de ouvido/headsets e cabos HDMI. Mas, se você é músico, pode encontrar diversos modelos de cabos para instrumentos, como guitarra e contrabaixo que também são galvanizados e prometem uma maior resistência e qualidade sonora.
Preço
Cabos HDMI banhados a ouro possuem até um preço acessível. É possível encontrá-los facilmente à venda por cerca de R$ 30. Já fones de ouvido e headsets são um pico mais caros. Os modelos galvanizados já começam em R$ 200 e o preço só sobe.
Por que um computador não funciona em 64bits? Comente no Fórum do TechTudo.
O mesmo acontece com os cabos para instrumentos, que são ligados em amplificadores. As versões galvanizadas custam bem mais que as versões normais. Portanto, se deseja comprar um cabo banhado a ouro, saiba que você estará pagando mais por mais resistência.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Nextel encerra serviço de rádio no Brasil; rede iDEN sai do ar em 2018
- Fortnite é sucesso de buscas em site pornô em 2018; entenda polêmica
- Fortnite começa a receber skins de Natal 2019; veja novidades
- Facebook testa função parecida com Snapchat; posts 'somem do perfil'
- NTC vence FURIA e garante vaga na ESL One: Belo Horizonte
- Chromecast sem som? Aprenda como resolver problemas no áudio
- Uber passa a mostrar região de destino de passageiros para motoristas
- Mortal Kombat X: Cassie Cage ser? dublada por cantora de rock nacional
- Viber: desative o download de imagens na rede 3G
- Como compartilhar sites de jeito simples no Microsoft Edge